Quimica atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 – Matéria, energia, transformação e substâncias

Os gases que compõe a atmosfera são:
Nitrogênio (N2): 78,088%
Oxigênio (O2): 20,949%
Argônio (Ar): 0,93%
Dióxido de Carbono (CO2): 0,03%
Neônio (Ne): 0,0018%
Hélio (He): 0,0005%
Metano (CH2);
Criptônio (Kr):0,0001%
A aplicação do Nitrôgenio na atmosfera consiste na produção de moléculas complexas necessárias para odesenvolvimento do ser humano, tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos. Sendo um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres.
O Oxigênio, sua principal aplicação consiste em ser oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pelo flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, ooxigênio para a combustão seja obtido diretamente do ar.
O Argônio, pode-se ser aplicado em conservação de peças em museus em razão do comportamento inerte do elemento.
Dióxido de Carbono, é utilizado em extintores durante incêncios para isolar o oxigênio do combustível, e também em bebidas (bebidas carbonatas) para dar-les efervescência.
Neônio, aplicado para fabricação de indicadorespublicitários, indicadores de alta voltagem, tubos de televisão e etc.
Hélio, o hélio é mais leve que o ar, isto é, a densidade do hélio é menor que a densidade do ar, diferenciando-se do hidrogênio por não ser inflamável, entretanto, apresenta poder ascensional 8% menor. Por este motivo, e por ser um gás inerte, é utilizado em dirigíveis e balões com fins recreativos, publicitários, reconhecimento deterrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas. Uma de suas aplicações é agente refrigerante em reatores nucleares.
Metano, o metano é considerado o terceiro gás que provoca o efeito estufa, sua principal fonte é na decomposição de resíduos orgânicos, extração de combustível natural e etc.
Criptônio, é utilizado, isolado ou misturado com néon e argônio: em lâmpadasfluorescentes; em sistemas de iluminação de aeroportos, já que o alcance da luz vermelha emitida é maior que a comum inclusive em condições climatológicas adversas, e nas lâmpadas incandescentes de filamento de tugstênio de projetores cinematográficos. O laser de crípton é usado em medicina para cirurgia da retina do olho.
Dos gases acima descritos que compõe a atmosfera, Argônio, Neônio, Oxigênio,Nitrogênio, Criptônio e Hélio, são substancias simples, pois, é formada por átomos de um único elemento químico (denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons).
Separação Gás-Gás

Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.
Adsorção: consistena retenção superficial de gases. Algumas substâncias, tais como o carvão ativo, têm prioridade de reter, na sua superfície, substâncias no estado gasoso. Uma das principais aplicações da adsorção são as máscaras contra gases venenosos.
Criogenia: todo processo consiste em 3 etapas, sendo elas: 1) CO filtragem e compressão do ar; 2) Remoção de contaminantes, como vapor de água e dióxido decarbono, que congelaria durante o processo; 3) Resfriamento do ar até temperaturas bem baixas através de processos de troca de calor e refrigeração; 4) Destilação do ar parcialmente condensado (-185°C) para produção dos produtos desejáveis; 5) Reaquecimento do produto gasoso bem como todo líquido do sistema de troca de calor, que serve para resfriar o ar que entra no sistema.
Separação de cada Gáscomponente da Atmosfera

Oxigênio, a produção industrial do oxigênio é feita por meio de um processo de destilação que retira o ar da atmosfera que é então filtrado comprimido e resfriado. Por meio destes processos são extraídos os teores de água, gases indesejaveis e impurezas. O ar purificado passa então por uma coluna onde são separados oxigênio, nitrogênio e argônio, no estado líquido....
tracking img