Quimica atomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte 1 Estrutura atômica
1. Breve histórico dos modelos atômicos Em 1807, o Professor e químico inglês John Dalton, fez a primeira contribuição acerca da existência dos átomos a partir de experimentos em que considerava a razão entre as massas dos elementos que se combinavam para formar as substâncias. Segundo Dalton: 1. 2. 3. 4. Todos os átomos de um determinado elemento são idênticos. Osátomos de diferentes elementos têm massas diferentes. Um composto tem uma combinação específica de átomos de mais de um elemento. Em uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos, porém trocam de parceiros para produzir novas substâncias.

Entretanto, no modelo de Dalton, os átomos eram considerados como se fossem esperas perfeitas, como as bolas de bilhar, desprezando a existência dequalquer partícula subatômica. Em 1897 o físico britânico J. J. Thomson teve a primeira evidência experimental sobre a estrutura interna dos átomos. Foi atribuída a Thomson a descoberta do elétron, que segundo ele, eram partículas carregadas negativamente, comuns a qualquer tipo de átomo. Ele verificou que um feixe de raios catódicos (carregados negativamente) era desviado ao ser submetido acampos elétrico e magnético perpendiculares entre si. Juntamente com dados experimentais coletados pelo físico estadonidense Robert Millikan, que determinou a carga do elétron (- 1,602 x 10-19 Coulomb), foi possível calcular a massa do elétron, sendo o valor aceito 9,1 x 10-31 kg. O modelo atômico de Thomson considerava ainda a neutralidade do átomo. Se haviam partículas negativas, deveria haver umaparte positiva de forma a produzir um átomo neutro. Desta forma, Thomson sugeriu que o átomo seria análogo a um pudim de passas, onde as partículas negativas (elétrons) estariam dispersas em uma bolha de material gelatinoso carregado positivamente. Entretanto, em 1908, o físico neozelandês Ernest Rutherford observou experimentalmente a existência de partículas positivas como parte constituinte dosátomos. Ele sabia que alguns elementos, incluindo o radônio, emitiam feixes de partículas com carga positiva, chamadas partículas  (alfa). Esse feixe foi direcionado a uma lâmina de platina muito fina e, ao contrário do que era esperado caso os átomos fossem mesmo como uma bolha gelatinosa de carga positiva, não ocorreu passagem total do feixe e pequenas deflexões, o que ocorreu, em cerca de 1 em20.000 casos, foram deflexões superiores a 90° ! Esses resultados sugeriram que os átomos eram formados por um núcleo bastante denso com carga positiva e um grande volume periférico, quase vazio, carregado negativamente.

2. Prótons e nêutrons As partículas de carga positiva que ocupam o núcleo são chamadas prótons (p), possui carga +1 e massa igual a 1,673x10-27 kg. Um próton é 2.000 vezes maispesado do que um elétron. O número de prótons no núcleo atômico é chamado de número atômico (Z). Para o hidrogênio, Z = 1, pois ele possui um próton no seu núcleo. Já no século XX foi descoberto que a massa de um átomo não é proporcional ao número de prótons, de fato ela aumenta mais rapidamente do que seria esperado se contássemos apenas os prótons. Esse comportamento é uma evidência da presençade outra partícula chamada de nêutron (n). A existência dos nêutrons permitiu a descoberta de que nem todos os átomos de um mesmo elemento têm a mesma massa. Os nêutrons não possuem carga, sua massa é igual a 1,675x10-27 kg e estão localizados no núcleo do átomo. Desta forma, o modelo moderno do átomo permite dizer que: 1. Os átomos são feitos de partículas subatômicas chamadas prótons, elétronse nêutrons. 2. Os prótons e os nêutrons formam um corpo central, minúsculo e denso, chamado núcleo do átomo. 3. Os elétrons se distribuem no espaço em torno do núcleo. 3. Isótopos O número total de prótons e nêutrons de um núcleo é chamado de número de massa, A, do átomo. Os átomos que possuem o mesmo número atômico e diferem entre si pelo número de massa são chamados isótopos. Devido ao...
tracking img