Quimica analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

QUÍMICA ANALÍTICA

Sumário
INTRODUÇÃO 3
CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS VOLUMÉTRICAS 4
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA 15
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA POR PRECIPITAÇÃO 16
CÁLCULOS EM ANÁLISE GRAVIMÉTRICA 17
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO 17
VOLUMETRIA DE COMPLEXIÇÃO 24
VOLUMETRIA DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO 27
TITULAÇÃO DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO 28
CONCLUSÂO 33
REFERENCIASBIBLIOGRAFICAS 34

INTRODUÇÃO

A Química Analítica é um ramo da química, que num conjunto de técnicas e métodos que têm têm como objetivo determinar a composição química quantitativa e qualitativa de um determinada amostra de matéria. Este é um ramo muito importante no nosso cotidiano, visto que é a química analítica que nos informa sobre os constituintes dos produtos que consumimos diariamente, bemcomo a quantidade que eles que consumimos diariamente, bem como a quantidade que eles apresentam, concluindo assim se os produtos podem ou não ser consumidos sem o risco do consumidor ficar doente. Estes resultados vêm, geralmente, expressos nos rótulos das embalagens Visto o grau de importância da química analítica nas nossas vidas, é necessário ter em conta passos fundamentais, num processoanalítico comum.A Química Analítica envolve métodos voltados para a determinação da composição da matéria. Os métodos qualitativos geram informações sobre a identidade das espécies atômicas ou moleculares ou mesmo grupos funcionais na amostra. Já os métodos quantitativos proporcionam resultados numéricos relacionados à quantidade dos componentes na amostra.

.

CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS VOLUMÉTRICASA qualidade de um resultado laboratorial é sempre oriunda do uso dos procedimentos utilizados no decorrer dos ensaios, dentre estes pode ser citada como exemplo, a validação de métodos, controles internos de qualidade, participação em programas de comparação interlaboratoriais, uso adequado de materiais de referência certificados, atendimento aos requisitos de normas para reconhecimento eacreditação de laboratórios, entre outros. É de suma importância que o analista tenha conhecimento das variáveis envolvidas, destacando que seja voltada uma maior atenção para a incerteza presente em cada etapa do ensaio, desde a amostragem inicial ao resultado final.
Mesmo os laboratórios executando seus métodos de maneira correta, sempre irão existir erros que irão alterar os resultados dasmedições. Um erro é caracterizado como tendo duas componentes, uma sistemática e uma aleatória. Os erros sistemáticos ou determinados são caracterizados como sendo uma componente do erro que, no decorrer de um número de análises realizadas sob condições de repetibilidade, permanece constante ou varia de uma forma previsível. Estes são ocasionados por uma falha na execução de um experimento ou uma falhaem um equipamento, não sendo reduzidos com o aumento do número de medidas realizadas sob as mesmas condições.
Existem três tipos de erros sistemáticos: os erros instrumentais, que são causados pelo comportamento não ideal de um instrumento, por calibrações falhas ou pelo uso do material em condições inadequadas; erros de método nos quais se originam do comportamento físico ou químico não idealde sistemas analíticos; erros pessoais, que resultam da falta de atenção ou conhecimento do próprio analista.
Em relação aos erros instrumentais podem ser citados como exemplo os materiais volumétricos tais como pipetas, buretas e frascos volumétricos que podem liberar ou conter quantidades diferentes das indicadas em suas graduações; aparelhos eletrônicos que podem ocasionar erros devido àsoscilações da voltagem da bateria, dependendo do seu tempo de uso, a falta de calibrações periódicas ou calibrações falhas. Variações de temperatura também podem provocar alterações em diversos componentes eletrônicos, o que pode ocasionar o fornecimento de resultados inválidos.
Os erros de método estão relacionados com a lentidão de algumas reações, a incompletude de outras, o fato de algumas...
tracking img