Quimica ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

QUIMICA AMBIENTAL

TEIXEIRA DE FREITAS
2010

QUIMICA AMBIENTAL

TEIXEIRA DE FREITAS
2010


Introdução

Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com adegradação do solo. O petróleo, por exemplo, considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. O carvão, um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável. A energia nuclear, da mesma forma, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. O uso das fontestradicionais traça sua trajetória ao declínio, não só pela sua característica efêmera, mas por que é uma ameaça ao meio ambiente. Na esteira da questão ecológica, as chamadas “fontes alternativas de energia” ganham um espaço cada vez maior. Essas fontes alternativas, além de não prejudicar a natureza, são renováveis, e por isso perene. Exemplos de fontes renováveis incluem a energia solar (painelsolar, célula fotovoltaica), a energia eólica (turbina eólica, cata-vento), a energia hídrica (roda d ’água, turbina aquática) e a biomassa (matéria de origem vegetal). O Brasil já demonstrou, em foros internacionais, a sua intenção de aprimorar o uso de energias renováveis e diversificar as fontes de geração de energia. O compromisso reduz o risco de um novo déficit hidrológico, que geralmente levaà crise e ao racionamento, como sucedido nos verões de 2001 e 2002.

Tipos de energia renovável, aplicações, vantagens e desvantagens.

Um dos fatores que caracterizam a poluição atmosférica é a presença de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos em uma quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente. A poluição atmosférica prejudica a composição e o equilíbrio da atmosfera, daságuas, do solo e do subsolo, interferem também na cadeia alimentar e alteram os mecanismos naturais de proteção ao planeta. A poluição, causada principalmente pela ação do homem, por emissão de gases, fumaça, cinzas e partículas de produtos químicos lançados na atmosfera pelas chaminés das indústrias e pelos escapamentos dos automóveis, está sendo prejudicial à saúde humana, causando ardência nosolhos, tosse, alergias e doenças pulmonares.
Originada de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. Como exemplos de energia renovável, podem citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos). Ao contrário doscombustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
Energia solar
Energiasolar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. Está energia é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.Ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar. Os países que mais produzem energia solar são Japão, Estados Unidos e Alemanha.
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis...
tracking img