quimica ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE NA MODALIDADE EAD


APOSTILA DE RECURSOS NATURAIS

NOÇÕES DE ECOLOGIA
Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e destes com o ambiente em que vivem. Sua unidade básica de estudo é o ecossistema, que pode ser definido como o conjunto de seresvivos de um determinado local (conhecido como biocenose), somado ao meio natural, parte física da natureza (conhecida como biótipo). O ecossistema é um sistema estável, equilibrado e auto-suficiente, que possui como uma de suas principais características a homeostase. Homeostase pode ser definida como um estado de equilíbrio dinâmico que todo ecossistema procura manter por meio de seus mecanismosde autocontrole e auto-regulação. Sempre que ocorre alguma mudança em algum ecossistema, o mesmo aciona esses mecanismos para manter seu equilíbrio (homeostase). Entre as mudanças e o acionamento desses mecanismos existe um tempo de resposta. Normalmente, os mecanismos homeostáticos só são efetivos em caso de mudanças que não sejam muito profundas nem demoradas. No caso de modificaçõesartificiais impostas pelo homem, por estas serem, na maioria das vezes, violentas e continuas, o mecanismo não consegue absorver as mesmas e ocorre o que chamamos de impacto ambiental.
Conceitos importantes:
População: conjunto formado pelos organismos de uma determinada espécie, que vivem em um determinado lugar.
Comunidade: conjuntos de todas as populações de seres vivos que interagem em um determinadoambiente.
Habitat: é o lugar em que vive cada organismo de uma espécie, componente de uma determinada comunidade.



CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Materialmente a Terra é um sistema quase fechado; muito pouca matéria entra ou sai; as transformações sobre ou dentro dela precisam vir de combinações de matéria já existente. Energeticamente, contudo, a Terra é um sistema aberto. Recebe energiaconstante do sol que precisa re-irradiar de volta para o espaço a fim de manter uma temperatura controlada. A energia flui para a terra e retorna para fora novamente. A matéria precisa fluir em ciclos.
Assim, os elementos essenciais à vida fazem parte de ciclos que recebem o nome de biogeoquímicos. Bio, porque os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição dos elementos;geo, porque a Terra é a fonte dos elementos, e químicos porque são ciclos de elementos químicos. Podemos distinguir basicamente três tipos de ciclos biogeoquímicos: Os ciclos sedimentares (como, por exemplo, o do fósforo e do enxofre) onde o reservatório que supre os elementos e os recebe de volta é a litosfera; Os ciclos gasosos (como, por exemplo, do carbono, do nitrogênio e do oxigênio) onde essereservatório é a atmosfera; o outro tipo se refere ao ciclo de um composto vital: a água, é o ciclo hidrológico.
Em decorrência do tamanho do reservatório atmosférico e dos inúmeros mecanismos de realimentação negativa, os ciclos gasosos tendem a ser mais auto-reguláveis que os ciclos sedimentares, os quais a imobilidade relativa da maioria dos elementos na crosta terrestre faz com que o cicloesteja mais sujeito à alteração por causa das intempéries e da ação do homem. Analisaremos os ciclos do carbono, do nitrogênio, do oxigênio, do fósforo, do enxofre e, por fim, o ciclo hidrológico.
Ciclo do carbono
O carbono é o elemento fundamental na constituição das moléculas orgânicas. É utilizado primariamente pelos seres vivos e está presente no ambiente combinado ao oxigênio, formando asmoléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos. A maior parte do carbono do planeta encontra-se nos compostos minerais e nos depósitos orgânicos fósseis, como o carvão e petróleo.
O carbono é absorvido pelas plantas e se incorpora às moléculas orgânicas dos produtores. Pode seguir dois caminhos: ou será liberado novamente para a atmosfera na...
tracking img