Quimica 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

PASSO 4
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre devido à alta afinidade pelo oxigênio, ele é encontrado como íon Al3+, na forma combinada, em rochas e minerais. Embora constitua apenas cerca de 1% da massa da Terra, é o primeiro metal e o terceiro elemento químico mais abundante da crosta, ou seja, da superfície que pode ser economicamenteexplorada pelo homem. O alumínio é encontrado em rochas ígneas, como os feldspatos e as micas (silicatos lamelares); em minerais como a criolita (Na3[AlF6]), o espinélio (MgAl2O4), a granada ([Ca3Al2(SiO4)3]) e o berilo (Be3Al2[Si6O18]); e no coríndon (Al2O3) que é o mineral que apresenta o maior teor de Al (52,9%). O minério de importância industrial é a bauxita no qual é obtida o alumino e muitooutros compostos.
A bauxita é uma mistura de óxidos de alumínio (Al2O3), conhecida como alumina. um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Os principais países produtores são Austrália, Brasil, Guidoné. O O o Brasil possui a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas,concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará). A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável alumínio e o processo de produção do alumínio metálico envolve 3 etapas distintas: Mineração, Refinaria e Redução.
O alumínio fundido dissolve outros metais e substância metalóide como o silicio formandoligas denominadas de “ligas de alumino” . O grande alcance das ligas oferece à indústria uma grande variedade de combinações de resistência mecânica, resistência à corrosão e ao ataque de substâncias químicas, condutibilidade elétrica, usinabilidade, ductibilidade, formabilidade, entre outros benefícios.
As propriedades intensivas do alumínio como leveza (densidade 2,71 g/cm3), ponto de fusão de 6570C, condutibilidade elétrica e térmica e suas propriedades extensivas como impermeabilidade e opacidade , alta relação resistência / peso, durabilidade, moldabilidade e soldabilidade, resistência a corrosão, resistência e dureza o torna presente em quase todos setores da sociedade como: construção civil(portas, janelas esquadrias...etc.), domestico (panelas e utensílios de cozinha), linhabranca(fogões, fornos e refrigeradores), embalagens em geral, automotivos e transportes, industria náutica e aeroespacial, industria elétrica, máquinas e equipamentos.

ETAPA 2

Passo 2 – O aço pode ser substituído pelo alumínio.

Resistente e durável e dois terço mais leve que o aço o alumínio tem tudo para “pegar no embalo”, pois comparado com paises desenvolvido como EUA, o consumo de alumíniono Brasil é muito baixo. E com chegada dos trens de alta velocidade ao Brasil e a construção de novas linhas urbanas agitam mercados de trilhos e vagões em alumínio, provocando uma revolução no setor ferroviário.
Passeando por uma cidade e observando as construções novas e reformas notamos uma incrível mudanças: As janela e portas em alumínio que estão substituindo as cansativas e trabalhosasjanelas e portas em aço que enferrujam e tem que ser pintadas.
A palavra de ordem nos setores automotivos, transportes, náutica, aviação são: economia com qualidade que envolve redução de peso, resistência, beleza. Nesses setores que estão em evolução o alumínio preenche os requisitos para substituir o aço.
Resumindo o alumínio é o maior concorrente do aço.


PASSO 3
Produtos obtidos apartir da bauxita:

Na(Al(OH)4
Al2(SO4)3. H2O
Al(OH)3
AlCl3. H2O
AlCl3
KAl(SO4)2 . 12H2O
Al2O3
Al2(OH)6-n . Cln
Alumino metálico
Carboxilatos de alumino
Alcóxidos de alumínio
Organometálicos de alumínio


Nome dos compostos inorgânicos:


Na(Al(OH)4 – Alúmen de Sódio ou Aluminato tetra (hidroxo) de Sódio ou Aluminato de Sódio.
Al2(SO4)3. H2O – Sulfato de Alumínio hidratado...
tracking img