Quilombolas - ferrous

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

O vídeo, indicado pela Anhanguera/Uniderp, produzido pela Tutano Filmes, registra a história e as tradições das comunidades quilombolas Cacimbinha e Boa Esperança de Presidente Kennedy (ES) e Deserto Feliz e Barrinha, de São Francisco de Itabapoana (RJ). O passado delas remonta aos escravos que se recusavam a trabalhar de maneira forçada nas fazendas de café e cana-de-açúcar daregião.
Através da fala de alguns moradores entrevistados, podemos saber um pouco sobre:
a) História: a luta e resistência de seus antepassados que se recusaram a trabalhar como escravos nas fazendas de cana e de café e formaram os quilombos. Até hoje, essas comunidades quilombolas simbolizam a resistência de um povo para preservar sua liberdade, sua cultura e sua identidade;
b) Cozinha: umadas moradoras explica como preparavam a feijoada no tempo da escravidão. Outro morador informa que a farinha de mandioca, o beiju, o melado, a rapadura eram produzidos na comunidade;
c) Saberes: tomamos conhecimento como eram feitas as casas de palha, taboa, coqueiro; a trança do cabelo das meninas e a medicina que vem da floresta.
d) Jongo: são tambores feitos de troncos de árvores e couro deboi, tiram versos, fazem música e dançam na frente do tambor. De acordo com o Dicionário Aurélio: Dança de roda, espécie de samba, que se movimenta em sentido anti-horário, acompanhado por tambores ditos de jongo, como, p. ex., o candongueiro, o caxambu, mas sua coreografia difere em cada localidade; só é dançado à noite.
e) Trabalho de resgate do jongo: desde 2004, as comunidades quilombolas com apreocupação de manter a tradição, juntaram algumas lideranças da comunidade e fizeram um trabalho de resgate do jongo. Para isso, reuniram uma equipe de jongueiros mais antiga para passar as crianças como bater o jongo e, assim, criaram o jonguinho.
Podem-se considerar manifestações da cultura popular local a culinária, o artesanato, o folclore, os idioletos e a paremiologia (ditados,provérbios, ditos e aforismas), a literatura oral (lendas e mitos), a poesia popular, a história oral, a vestuária quotidiana, a música popular, os instrumentos musicais de uso local, a arquitetura espontânea, a fotografia incidental, os ritos de passagem, as manifestações religiosas, as festas populares, a farmacopéia extrativista, a meteorologia popular, as relações locais às modalidades de trabalhoe de lazer, as relações locais aos elementos da Natureza, formas de distribuição e exercício do poder local, entre outros.
A Ferrous para poder escoar a produção de minério do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais para o mundo, pretende construir um porto em Presidente Kennedy, divisa dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Essa empresa tem a sua atuação pautada pelo respeito àstradições e aos valores das regiões onde está inserida e tem por princípio a convivência harmônica com todas as comunidades, nesse caso, as quilombolas: dialogando, entendendo, valorizando a cultura e estabelecendo relações duradouras, que resultem em ganho mútuo.
Zumbi dos Palmares é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutoupela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
Thierry Verhelst, célebre ativista de organizações não governamentais na ajuda internacional aos povos, escreveu em1992 “O Direito à Diferença”, texto no qual afirma que a melhor ajuda paraa libertação de um povo é aquela direcionada para a conservação e recuperação da sua identidade, de sua cultura. (Emília Mariko Kashimoto, Marcelo Marinho e Ivan Russeff.)




2 Objetivos

2.1 Objetivos Gerais

Para ajudar a manter a tradição da cultura popular dessa comunidade quilombola, vamos apoiar o movimento de resgate da tradição do jongo nos reunindo com os principais líderes...
tracking img