Quilombo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quilombo
Um quilombo[1] era um local de refúgio dos escravos no Brasil, em sua maioria afrodescendentes (negros e mestiços), havendo minorias indígenas e brancas. O mais famoso na História do Brasilfoi o de Palmares.

Etimologia

A palavra "quilombo" tem origem nos termos "kilombo" (Quimbundo) ou "ochilombo" (Umbundo), presente também em outras línguas faladas ainda hoje por diversos povosBantus que habitam a região de Angola, na África Ocidental. Originalmente, designava apenas um lugar de pouso utilizado por populações nômades ou em deslocamento; posteriormente passou a designartambém as paragens e acampamentos das caravanas que faziam o comércio de cera, escravos e outros itens cobiçados pelos colonizadores.
Foi no Brasil que o termo "quilombo" ganhou o sentido de comunidadesautónomas de escravos fugitivos. Havia escravidão, porém, em alguns quilombos.

Características

[pic]
[pic]
Quilombolas no lançamento da Agenda Social Quilombola e do Plano Nacional de Promoçãoda Igualdade Racial, no Palácio do Planalto em Brasília Foto: Antônio Cruz/ABr
Tradicionalmente, os quilombos eram das regiões de grande concentração de escravos, afastados dos centros urbanos e emlocais de difícil acesso.[2] Embrenhados nas matas, selvas ou montanhas, esses núcleos se transformaram em aldeias, dedicando-se à economia de subsistência e às vezes ao comércio, alguns tendo mesmoprosperado. Existem registros de quilombos em todas as regiões do país. Primeiramente um destaque especial ao estado de Alagoas, mais precisamente no interior do estado na cidade de União dos Palmares,que até hoje concentra o principal e maior quilombo que já existiu: o quilombo dos Palmares.[3] Segundo os registros existem quilombos nos seguintes estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Goiás, MatoGrosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os seus habitantes,[4] denominados de "quilombolas", eram originalmente agrupamentos de ex–escravos fugidos de seus senhores desde os...
tracking img