quetões de neuro

1919 palavras 8 páginas
TRABALHO DE FISIOLOGIA
1. Descreva as características para as sensações epicríticas e pretopáticas, assim como suas vias
A detecção de um estímulo propriamente dito é denominada sensação e a interpretação do estímulo que envolve a consciência é chamada de percepção. O sistema somestésico divide-se em um subsistema epicrítico e um protopático.
Sistema epicrítico: é preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada é geralmente conduzida por fibras nervosas grossas mielinizadas.
Submodalidades
Tato fino: percepção das características dos objetos que tocam a pele;
Propriocepção consciente: localizar a posição e movimento das diferentes partes do corpo sem utilizar a visão.
Sistema protopático - é grosseiro, lento e impreciso. È conduzida por fibras nervosas finas, ligeiramente mielinizadas (A delta) e desmielinizadas . Submodalidades:
Termossensibilidade: percepção da temperatura do ambiente e de objetos;
Dor: percepção de estímulos fortes e capazes de lesar o organismo.
Os subsistemas, o neurônio primário estabelece contato sináptico com o neurônio secundário (na medula ou no tronco encefálico, e o axônio deste geralmente cruza a linha média antes de estabelecer contato com o neurônio de terceira ordem. Desse modo, a representação somestésica do SNC é quase sempre contralateral: o hemisfério cerebral esquerdo recebe informações do lado direito do corpo e vice-versa. A informação codificada dos estímulos ambientais, então, pode ser conduzida ao tálamo, onde estão os neurônios de terceira ordem, cujos axônios projetam diretamente às regiões somestésicas do córtex cerebral. Muitas fibras proprioceptivas secundárias seguem outro caminho: mantêm-se do mesmo lado projetando diretamente ao cerebelo, onde se encontram os neurônios de terceira ordem. Neste caso, os neurônios de terceira ordem formam circuitos intracerebelares e não projetam às regiões somestésicas do córtex cerebral. Além disso, muitas fibras nociceptivas de

Relacionados

  • biologia de comportamentos
    78128 palavras | 313 páginas
  • Letras
    53676 palavras | 215 páginas