Quetões ava

1462 palavras 6 páginas
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem - Tentativa 1

Question 1
Notas: 1
A Sociologia é a ciência voltada à análise das relações e interações humanas, por meio do estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Sobre a Sociologia é possível dizer que:

I) A Sociologia, como disciplina científica, nasceu no século XIX, contudo, pode-se dizer que ainda é uma disciplina que está em processo de formação.

II) Auguste Comte foi o primeiro a utilizar o termo Sociologia e o fez para substituir a expressão Física Social. Suas explicações sociais estavam fundamentadas em princípios positivistas.

III) A Sociologia é a única ciência que tem a liberdade para fazer uso do senso comum, já que trata-se de uma área em que o homem é ao mesmo tempo pesquisador e pesquisado.

IV) A Sociologia é a ciência que estuda as influências da sociedade na vida dos indivíduos, por isso as análises sociológicas enfocam o indivíduo em particular, evitando priorizar a articulação do seu respectivo comportamento a fatos sociais diversos.

Estão corretas as alternativas:

Escolher uma resposta. a. I, II e IV b. II e IV c. III e IV d. I, III e IV e. I e II
Question 2
Notas: 1
O marxismo consiste em um pensamento sociológico crítico da sociedade capitalista e foi desenvolvido por Marx e Engels. Sobre o marxismo é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta. a. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas. Para Engels e Marx, as contradições da sociedade capitalista só podem ser solucionadas por meio da instalação do socialismo e, posteriormente, do comunismo b. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas c. A obra de

Relacionados

  • The came
    966 palavras | 4 páginas
  • asdfth
    282 palavras | 2 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas