Questões e Respostas - Texto Bebezões

916 palavras 4 páginas
Universidade São Judas Tadeu – USJT
Especialização em Administração de Empresas
Unidade Butantã – SP
Disciplina: Gestão de Recursos Humanos

Questões sobre o texto:
“Bebezões a bordo” de F. Bendassoli e Mauricio C. Serafin, (RAE Executivo da FGV).

São Paulo, 2012.

1) Ao colocar a tese sobre a Infantilização Generalizada os autores mencionam a discussão feita por Michael Bywater sobre este comportamento. Quais são as características apontadas pelos autores para justificar este comportamento no momento atual, explique.
R: Dentre os aspectos apontados pelos autores que fundamentam a infantilização nos dias atuais, a identidade intrinsecamente ligada à saúde do corpo foi um deles. Essa tendência considera que o ser humano atinge seu auge no momento em que está em plena forma física, não sendo levadas em consideração suas faculdades mentais. O corpo é quem representa a consciência. Sendo assim, amadurecer (biologicamente falando) implica em um distanciamento do ápice dessa nova sociedade e, consequentemente, do anseio “dourado” pela eterna juventude.
Observa-se, nos presentes dias, uma movimentação cada vez maior de pessoas a procura de métodos e fórmulas que retardem o amadurecimento, sejam elas saudáveis, ou não. Procedimentos estéticos e treinamentos físicos elevados ao grau da exaustão são alguns dos exemplos incorporados pela sociedade da “consciência do corpo”, para a qual a maturidade representa um elemento gerador de resistência às mudanças, entrave às novidades e criador de manias indesejáveis.
Como consequência dessa negação geracional, verifica-se, ainda, a ausência de imposição de limites na relação pais e filhos. Cada vez menos inclinados a exercerem as obrigações do ofício e, na busca por uma relação de igualdade, esses pais veem na adoção dos hábitos, valores e opiniões de seus filhos, uma maneira muito mais viável de se atingir aceitação.
Por último, outra evidência da infantilização na atualidade, é a indisposição das

Relacionados

  • Crise na Educação
    6516 palavras | 27 páginas
  • A crise na educação
    7674 palavras | 31 páginas
  • lucianagenro50
    172485 palavras | 690 páginas
  • iuyhj
    170754 palavras | 684 páginas