QUESTÕES ORIENTADORAS SOBRE COMPARTIMENTALIZAÇÃO, TRANSPORTES ATRAVÉS DE MEMBRANAS E POTENCIAIS BIOELÉTRICOS CELULARES.

1641 palavras 7 páginas
1. Descreva a constituição básica da membrana celular.
BICAMADA LIPÍDICA COM PROTEINAS INSERIDAS
2. Descreva os diferentes compartimentos líquidos do organismo humano.
Líquido extracelular dividido em LÍQUIDO INTERSTICIAL e LÍQUIDO PLASMÁTICO e Líquido intracelular
3. Descreva os tipos celulares presentes no sangue ressaltando as funções de cada tipo de célula.
Hemácias - células sanguíneas que carregam hemoglobina e são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e da retirada do dióxido de carbono para ser eliminado pelos pulmões.
Leucócitos (glóbulos brancos) - são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos e substâncias estranhas
Plaquetas - são fragmentos de grandes células que compõem o sistema de coagulação do sangue responsável pela formação do tampão plaquetário agindo na prevenção de hemorragias.
4. Descreva a importância da água para o organismo humano.
A água equivale a 45-75% do peso corporal, em média 60%. Por meio da água, os nutrientes são transportadas pelo corpo, auxilia na regulação do equilíbrio térmico e graças a ela, o nosso intestino e o nosso sistema circulatório funcionam. Além disso a água estimula e faz funcionar os rins, eliminando as toxinas pelas vias urinárias.
5. Em relação aos íons Na+, K+, Ca++ e Cl- quais as suas distribuições através das membranas das células excitáveis?
Liquido extracelular – maior quantidade de Na+(142 mEq/l), Ca++(2,4 mEq/l), Cl-(103 mEq/l) e menor quantidade de K+(4 mEq/l)
Liquido Intracelular – maior quantidade de K+(140 mEq/l) e menor quantidade de Na+(10m Eq/l), Ca++(0,0001 mEq/l), Cl-(4 mEq/l)
6. Descreva as características da difusão simples. é um tipo de transporte passivo de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.
7. Descreva as características da difusão facilitada. é uma modalidade de difusão em que não

Relacionados