questões de filosofia 1ºteste

433 palavras 2 páginas
Questões para estudo

Descreve a moral kantiana?
Na moral kantiana é da intenção que dependerá se uma ação é válida (boa) ou inválida (má).
Para a ação ser moralmente válida o único motivo possível para que esta se realize é o sentimento puro do respeito pelo dever, ou seja a fórmula do que devemos fazer para que as nossas ações sejam classificadas como válidas chama-se imperativo categórico.
Logo a ação será automaticamente inválida se for influenciada por algo como sentimentos ou interesses.
O imperativo categórico indica como devemos agir universalmente sem impor condições.

Descreve a moral utilitarista de Stuart Mill?
O utilitarismo avalia a moralidade das ações pela sua utilidade (possibilidade de cada pessoa alcançar o seu bem e a e felicidade).
Ou seja a ação para ser útil terá de ter as condições necessárias há felicidade.
No utilitarismo de Stuart Mill a ação ser boa ou má não ira depender da intenção, como na moral de Kant, mas sim se das consequências que a ação trouxer, se trouxer vantagens (a felicidade para um maior numero de pessoas) a ação é boa se trouxer desvantagens (eu fico feliz, enquanto se eu tivesse tomado outra decisão os meus amigos ficavam felizes também) a ação é má.
Logo a felicidade de cada um e de todas as pessoas é entendida como igualmente importante.

Estabelece a distinção entre prazeres inferiores e superiores?
Prazeres inferiores são prazeres ligados ao corpo (sensações) e que não permitem a plena realização da natureza humana, enquanto que os prazeres superiores são prazeres ligados ao espirito (bons sentimentos morais) e que permitem a realização do ser Humana.

Critica a ética kantiana? Kant não nos ajuda muito nos momentos de decisão efetiva, apenas nos dá um enquadramento muito geral, uma maneira de pensar. Quando aquilo que precisamos, na maioria das vezes, é indicações precisas e materiais que nos orientem nas decisões. Por exemplo, se tivéssemos que formular mentalmente o imperativo categórico

Relacionados