Questões capítulo 12 livro val dusek

362 palavras 2 páginas
Que versões do construcionismo social você acha que são corretas ou incorretas? A "construção social de fatos e artefatos” localiza ambos corretamente como socialmente construídos?

Resposta: A CST (construção social da tecnologia) de todas é a que percebo por mais correta, principalmente quando comparada com a teoria construtivista social da ciência, devido ao fato de ser menos controversa por não confrontar as teorias do conhecimento. Sendo o objeto uma representação do construcionismo social, pois reúne os vários significados atribuídos por diversos grupos.

Você acha que o construcionismo social é mais razoável aplicado à ciência ou à tecnologia?

Resposta: Aplicado na ciência ele tem a intenção de criar teorias e analisa-las, usando esses preceitos da tecnologia, em minha visão o construcionismo social aplicado à ciência é mais razoável, isso porque dos experimentos da ciência é que surgem novas tecnologias e aplicado os preceitos do construcionismo social podemos tornar essas tecnologias mais solicitas aos anseios dos trabalhadores por exemplo.

As críticas de Winner ao construcionismo social atingem seu objetivo? Por exemplo, o construcionismo social é um tipo de pluralismo que ignora os interesses dominantes que realmente dirigem o desenvolvimento da tecnologia?

Resposta: Dificilmente Winner com suas críticas conseguiu atingir um objetivo claro, pois ele se encontrava do lado de quem evidenciava os usos da tecnologia e criticava a forma como era usada, possuindo pouco poder de mudança. O construcionismo social visa trazer os interesses de todos, só que por ser um conceito amplo é interpretado de várias formas, como exemplo temos os viadutos construídos para ligar Nova Iorque as praias de Long Island.

Você acha que pode ser construído um argumento em favor da afirmação de que a "eficiência" dos dispositivos tecnológicos é uma construção social, não simplesmente uma questão de medir input e output em função de quantidades físicas?

Relacionados

  • Comportamento Animal
    172209 palavras | 689 páginas
  • Caio Fernando Abreu CARTAS Pdf Rev Email
    134326 palavras | 538 páginas
  • O papel do agronegocioa na economia do brasil
    137516 palavras | 551 páginas
  • Tecnologias Sociais Caminhos Para A Sustentabilidade
    72512 palavras | 291 páginas