Questões Aula 1 DDP AVA anhanguera

1032 palavras 5 páginas
Questão 1
Embora compartilhemos um mundo comum, as formas de percebê-lo podem variar de uma pessoa para outra. Isso explica porque cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera realidade de modo diferente de outra (Rothmann e Cooper, 2009, extraído do livro-texto, p.16). A essa maneira individual de perceber as coisas, chamamos visão de mundo.

No que diz respeito à visão de mundo, é correto afirmar que:
I) O tipo de educação e os valores familiares recebidos durante a formação afetam a visão de mundo da cada pessoa.
II) Existem visões de mundo diferentes, portanto as diferentes visões podem ser classificadas como certas e erradas, boas ou ruins.
III) A visão de mundo funciona como um ponto de referência a partir do qual cada pessoa pode interpretar e dar significado a realidade que a cerca.
IV) Como a cultura regional influencia a todos, pode-se afirmar que pessoas que vivem na mesma região têm visões de mundo idênticas.

Resposta correta: I e III estão corretas.

Questão 2 considere a frase abaixo, que foi atribuída a Santo Agostinho (on line):
“Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas.”
Fonte: Disponível em http://pensador.uol.com.br/autor/santo_agostinho, acesso em 01/12/2013.

Qual das ideias a seguir traduz melhor o significado da frase:
Resposta correta: A maneira de perceber a realidade depende da visão de mundo de cada pessoa.
Questão 3
Para responder a esta questão, primeiro analise a charge abaixo, obra do cartunista Duke satirizando as várias reinvindicações dos manifestantes durante os protestos no Brasil em Junho/2013.
Há relação entre a mensagem da charge e alguns dos princípios propostos pela declaração chamada “The Earth Charter Initiative”. Identifique quais dos princípios podem fazer frente às críticas contidas na charge:
I) Prevenir dano como melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
II) Defender os

Relacionados

  • Burnburn
    626 palavras | 3 páginas