questoescomgabaritodefundamentosemetodosdaeducacaoinfantil 140907120137 phpapp02

8553 palavras 35 páginas
FUNDAMENTOS E MÉTODOS
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
QUESTÕES
PROF. LEILA ABRANTES BEZERRA

1.UFG-SEDUC/GO - 2010
De acordo com o Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº. 9394/96, a avaliação da aprendizagem na educação infantil deverá ser realizada
(A) mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo da promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
(B) por meio de aplicação de tarefas que possibilitem avaliar cada etapa do desenvolvimento da criança, com o objetivo de proceder à promoção para a etapa de aprendizagem seguinte.
(C) por intermédio de fichas avaliativas, que mensurem o domínio cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, de modo que permitam verificar se estão aptas ao ingresso no ensino fundamental.
(D) mediante testes que possibilitem a comparação e seleção dos alunos com maior desempenho, a serem tomados como referência para a proposição de novos objetivos de ensino.
A

2. UFG-SEDUC/GO - 2010
O papel da formação inicial é fornecer as bases para construir um conhecimento pedagógico especializado, pois constitui o começo da socialização profissional, considerando-se que esse processo é permanente(MIZUKAMI, 2002). Nessa perspectiva, a formação continuada significa
(A) um desenvolvimento contínuo orientado por um fio condutor, que vá produzindo os sentidos e explicitando os significados ao longo de toda a vida do professor, garantindo, ao mesmo tempo, os nexos entre a formação inicial e as experiências vividas. (B) um procedimento de preparação técnica, que permita compreender o funcionamento das regras do mundo real da sala de aula e desenvolver as competências exigidas pela sua aplicação eficaz.
(C) uma proposta de inovação elaborada por especialistas, abordando conteúdos e procedimentos, a ser desenvolvida pelos professores em formação, com vistas à incorporação e utilização do aprendido em suas salas de aula.
(D) um programa de aperfeiçoamento didático-pedagógico, que visa à atualização dos professores

Relacionados