Questoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A existência ética

1-Que é senso moral?Dê alguns exemplos.

É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo idéias como as de justiça e injustiça.
Exemplos: A piedade e a indignação que sentimos com a miséria mundial, mobilizados, participamos de campanhas contra a fome.
Quando fazemos alguma coisa por impulso, depois sentimos remorso, culpa ou vergonha.2-Que é a consciência moral?Dê alguns exemplos.

É a consciência moral que nos exige que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências delas.

3- A que se referem o senso moral e a consciência moral?
O senso moral e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e açõesreferidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício de liberdade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros.

4-Qual o principal pressuposto do senso moral e da consciência moral? Por quê?
O senso moral e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos.,intenções,decisões e ações referidos ao bem e ao mal,ao desejo de felicidade e ao exercício daliberdade.Dizem respeito as relações que mantemos com os outro e, portanto,nascem e existem como parte de nossa vida com outros agentes morais.O senso e consciência morais são por isso constitutivos de nossa existência que se dá em relação com outros sujeitos morais.

5-Que é um juízo de fato? Dê exemplos
Juízo de fato são aqueles que dizem que algo é ou existe e que dizem o que as coisas são,como são eporque o são,ex :esta chovendo

6-Que é um juízo de valor? Dê exemplos.
O juízo de valor referem como algo deve ser, como devem ser os bons sentimentos, as boas intenções, as boas ações, os nossos comportamentos decisões, Neste caso, os juízos de valor não tratam de objetos materiais, mas sim de questões relacionadas às ações humanas, ou seja, a questões morais e éticas.

7-Porque os juízos devalor são normativos?
Enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.

8-Qual a origem da diferença entre juízos de fato e juízos de valor? Explique.
A diferença entre a Natureza e a Cultura. A primeira, como vimos, é constituídapor estruturas e processos necessários, que existem em si e por si mesmos, independentemente de nós: a chuva é um fenômeno meteorológico cujas causas e cujos efeitos necessários podemos constatar e explicar.

9-O que é naturalização da vida moral?Porque ela acontece?
A naturalização da vida moral ocorre quando não notamos a origem cultural dos valores morais, do senso moral e da consciência moralporque somos educados para eles e neles, como se fossem naturais ou fáticos, existentes em si por si mesmos. Isso acontece porque, para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade de geração a geração, as sociedades tendem a naturalizá-los, isto é, a fazer com que sejam seguidos e respeitados como se fosse uma segunda natureza.
10-explique o sentido das palavrasmoral e ética.
Ética: a palavra ética vem de suas palavras gregas:éthos “o caráter de alguém”,e êthos,que significa “o conjunto de costumes instituídos por uma sociedade para formar,regular e controlar a conduta de seus membros.
Moral:a palavra moral vem da palavra latina mos ,moris,que quer dizer “o costume”no plural mores,os hábitos de conduta ou de comportamentos instituídos por uma sociedadeem condições históricas determinadas.
11-Apesar das diferenças culturais históricas a respeito da violência, que definição geral podemos dar de violência, válida em todas as culturas?
Fundamentalmente, a violência é percebida como exercício da força física e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua...
tracking img