Questoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício de Recuperação Final
1.Explique os principais episódios que caracterizaram a chamada questão militar.
Resposta :
Dois conflitos são tidos como os mais importantes entremilitares e Estado. O primeiro envolve o Tenente Coronel Antônio Sena Madureira que apoiou a causa abolicionista e foi demitido do comando, gerando muito ressentimento entre os militares que estavamem sua maioria mergulhados nas ideias positivistas.
2.Quais os privilégios que os produtos ingleses tinham nas alfândegas brasileiras ?
Resposta :
Os produtos ingleses, com os Tratadosde 1810, pagavam a taxa incrivelmente baixa de 15%. Os produtos oriundos de outras nações pagavam 24%. Assim, além de pagar taxas baixas, os ingleses eram beneficiados pelas taxas maiores dosconcorrentes.
3.Explique uma consequência da diminuição da importação de escravos.
Resposta :
Podemos destacar duas consequências importantes: Liberou capitais que até então eraminvestidos no tráfico de escravos, possibilitando dessa forma que fossem investidos em outras atividades econômicas, como por exemplo: manufaturas. A escravidão torna-se antieconômicas e os setoresagrícolas especialmente a cafeicultura, passam a utilizar a mão-de-obra livre, com a importação de imigrantes europeus.
4.Quais as repercussões da guerra do Paraguai para o Brasil ?Resposta :
A indústria Paraguai ficou arrasada após a guerra. O Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico, pelo contrário, passa atéhoje por dificuldades politicas e econômicas.
Cerca de 70% da população morreu durante o conflito, sendo que a maioria dos mortos eram homens.
Embora tenha saído vitorioso, o Brasil tambémteve grandes prejuízos financeiros com o conflito.
Com a guerra, o exército brasileiro ficou fortalecido no aspecto bélico, pois ganhou experiência e passou por um processo de modernização.
tracking img