QUESTOES UNIUBE DEBORAH

1296 palavras 6 páginas
SXRHV-UPS8Q-2LLSA-MCRT8-7

Tendo como referencial os estudos realizados até agora sobre a Educação Primitiva, leia as proposições abaixo, assinalando (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as falsas.

(f ) Ao estudarmos a História da Educação, percebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente;

( v ) A educação primitiva baseava-se na transmissão oral dos costumes, hábitos e tradições, através de um método de ensino natural, que acontecia em meio às atividades cotidianas, com o envolvimento de toda a comunidade;

( v ) Era uma educação pragmática, voltada para o aprendizado de atividades, habilidades e comportamentos necessários à sobrevivência da criança e do jovem, sendo única e igual para todos. A escola era a aldeia, tal qual certas tribos indígenas brasileiras que, ainda hoje, conservam o método de educação primitiva, muitas na condição de ágrafas.

( v) O modelo de educação tribal é baseado numa educação difusa, sendo administrada por todos os elementos do clã.

TRCT

eia os três textos a seguir:

Texto 1. O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, é importante também resgatar a história da educação, para que possamos abranger a época moderna.

Texto 2. Na sociedade romana, o homem vivia em processo rudimentar de transformação. O indivíduo não tinha a necessidade de compreender a razão, o sentido e a finalidade das mudanças que ocorriam naquele tempo.

Texto 3. A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando como principais os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade uma linha progressista ou não de desenvolvimento.

Relacionados