Questoes sobre o filme sicko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES SOBRE O FILME:
“SICKO – SOS SAÚDE”

QUESTÕES PARA REFLEXÃO SOBRE O FILME

1. O filme mostra as diferenças de abordagem entre diversos lugares do mundo e os Estados Unidos sobre todasas esferas de atenção à saúde: primária, secundária, terciária e quaternária / reabilitação. Desde a prevenção e promoção de saúde até a reabilitação e tratamento de seqüelas

2. Os médicosamericanos posicionaram-se contra a universalização da saúde, uma vez que os honorários cairiam, a carga de trabalho aumentaria, a qualidade e a complexidade dos tratamentos piorariam. Além disso, ospacientes não poderiam escolher seus médicos. Tal ocorrência seria a “socialização” da saúde, fato ligado ao “comunismo”.

3. A universalização da saúde não foi aprovada no congresso americano devido aolobby dos planos e seguros de saúde e da indústria farmacêutica, julgando que isso pioraria a atenção a saúde americana e que não era possível.

4. Os aspectos ressaltados nos outros paísesmostrados no filme em oposição às características americanas foram: no Canadá, a universalização e o retorno pelos impostos pagos, sendo os procedimentos totalmente custeados pelo governo caso o pacientenão possa pagar. Na Inglaterra, os baixos custos dos medicamentos e ausência de custos nos hospitais públicos, além da boa remuneração e qualidade de trabalho do médico que trabalha para o sistemapúblico de saúde. Na França, a boa atuação na área de prevenção e promoção de saúde através de médicos que atendem em domicílio e ajudantes para mães com pouca experiência, férias anuais longas eremuneradas para qualquer trabalhador e a característica popular de reivindicação. Por último, em Cuba, foram ressaltados a universalização da saúde, a ausência de custos dos procedimentos hospitalares e obaixo custo dos medicamentos.

5. Os fatores sociais destacados são a cooperação humana, a preocupação com o próximo, a consciência do coletivo em contraste com o egoísmo americano. A importância...
tracking img