Questoes resolvidas sobre islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE HISTÓRIA IV




Questão 1

Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para buscar o conhecimento real.
A grande preocupação socrática era
a) interpretar o mundo como sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros conceitos imutáveis.
b) compreender as causas primeiras e os fins últimosde todas as coisas, pois só se pode dizer que se conhece alguma coisa quando se conhece sua causa primeira.
c) o autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistiam em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.
d) fazer um estudo crítico da História, comparando a História Grega com a dos povosorientais, a fim de mostrar que o mundo era mais amplo do que se imaginava.
e) mostrar que todo o conhecimento era obtido por intermédio dos sentidos humanos e que, por esses serem falhos, era relativo e limitado.


|Alternativa C |


Entre os grandes filósofos gregos (Platão e Aristóteles), Sócrates criou o método da dúvida sistemática (maiêutica), através de perguntas e respostas,buscando o autoconhecimento.



Questão 2

Afirma-se sobre a Civilização muçulmana:
I. Os muçulmanos sempre consideraram Maomé como o criador do Islamismo, cujo princípio básico, retirado do Judaísmo da época de Abraão, diz que Jeová é o único Deus, e Maomé, seu profeta.
II. Durante o 1º califado, os princípios básicos da religião muçulmana foram transcritos no livro sagrado Alcorão, ouCorão, que é o conjunto de narrativas e mandamentos dos ensinamentos de Maomé.
III. Maomé, ao impor a sua religião aos árabes, contribuiu para a unificação política da Península Arábica e, ao impor rituais, crenças e práticas cotidianas, facilitou a criação de uma organização social única.
Deve-se concluir, a respeito dessas afirmações, que
a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c)apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.


|Alternativa D |

Com a união da nobreza, aristocracia urbana e tribos do interior, a religião islâmica favoreceu a unificação da Península Arábica, impondo condutas religiosas, determinando uma organização social.
Devotando Alá, tendo como profeta Maomé, e justificando a GuerraSanta, motivou o expansionismo muçulmano, dominando o mar Mediterrâneo, acentuando a ruralização da Europa Ocidental.



Questão 3

O sistema de Capitanias Hereditárias
a) deixou sua marca na História do Brasil, pois estimulou o povoamento e fez funcionar satisfatoriamente a produção e o comércio na colônia.
b) gerou uma administração política centralizada nas mãos dos capitães donatários edesvinculada do governo português.
c) foi regulamentado por dois documentos legais: a Carta de Doação, que estipulava os direitos e deveres dos donatários, e a Carta Foral, que definia as condições da posse de capitania.
d) foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômica de Portugal e ao sucesso do sistema, já utilizado nas ilhas do Atlântico.
e) dava aocapitão donatário um poder limitado sobre sua capitania, uma vez que o rei ficava com a terra quando ocorresse sua morte.


|Alternativa D |

O sistema de Capitanias Hereditárias foi a primeira forma de administração implantada pelo governo português no Brasil. em 1532, a Coroa portuguesa recorreu a esta medida como alternativa para a crise do comércio asiático de especiarias eresposta às constantes presenças de navios estrangeiros no litoral brasileiro, buscando a experiência bem sucedida das ilhas do Atlântico.


Questão 4

Com a morte de Elizabeth I, da Inglaterra (1603), acaba a dinastia Tudor, que desfrutava de uma situação de grande prosperidade, graças à política mercantilista, e tem início a dinastia Stuart.
Sobre a dinastia Stuart é correto afirmar que...
tracking img