Questoes propostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01-Qual a base de qualquer programa de relações humanas na escola?
Qualquer programa de relações humanas deve sempre ter por base uma consciência sincera e profunda da dignidade e do valor de toda e qualquer pessoa. Essa consciência só será autentica na medida em que for acompanhada de uma ação concreta e permanente no sentido da promoção da pessoa, seja ela, aluno, funcionário,professor, paiou mãe de aluno ou qualquer outra pessoa.
02- Como estão as relações humanas internas em sua escola? De exemplos.
Não é diferente da realidade de outras escolas. Falta respeito entre colegas, com os professores e com os funcionários da escola, não existe a parceria entre a família e a escola. Ao considerarmos as relações humanas internas da escola precisamos levar em conta, pelo menos, cincoaspectos importantes: motivação, percepção, comunicação, tomada de decisão e liderança.
03- Qual a importância da motivação?
É um componente indispensável de qualquer programa de relações humanas. É decisiva tanto para os alunos quanto para os funcionários, para que eles compreendam as razões pelas quais são solicitadas a desenvolver suas atividades independentemente se elas são didáticas ou não. Amotivação consciente baseada no dialogo aberto e franco, é mais educativa e produtiva do que qualquer outro procedimento.
4-Qual a importância da percepção?
A percepção é muito importante para o relacionamento humano.As relações entre as pessoas dependem essencialmente do modo como umas percebem as outras.Devemos ter muito cuidado para não julgarmos os outros ,pois muitas vezes as informações quetemos podem não corresponder com os fatos.Esses cuidados contribuem para atitudes sem preconceitos,baseados no que a pessoa realmente é.Quando se trata de pessoas,melhor é compreender e estimular do que julgar e condenar.
5-Qual a importância da comunicação e quais são seus aspectos básicos?
Perceber o outro de maneira adequada, sem preconceitos é indispensável para uma comunicação efetiva. E estaé sem dúvida a chave que permite solucionar muitos problemas dentro e fora da escola. Durante diversas vezes uma conversa franca contribuiu para transformar pessoas e ambientes escolares.Assim também a falta de comunicação provocou desconfianças e incompreensões prejudiciais ao trabalho escolar.Um elemento básico para a comunicação bem-sucedida é ambas as partes falarem a mesma língua,conhecerem acódigo linguístico utilizado.O outro aspecto importante é as pessoas terem a liberdade para se expressarem, à sua própria maneira.Sem constrangimentos e sem medo de serem ridicularizadas por algo dito.Saber ouvir é outro ponto importante.Saber ouvir o que o outro tem a dizer e não o que se quer ouvir.Os profissionais da educação agem como se fosse treinados mais para falar do que ouvir e assim,aprender a valorizar o que o outro tem a dizer.
6-Qual a importância da educação para aprender a decidir?
Os alunos, e todos nós, só aprendemos a tomar decisões quando têm a oportunidade de tomá-las. E as escolas têm tido o objetivo de desenvolver a capacidade para decidir. Muitas vezes somos levados a tomarmos decisões rápidas,outras temos tempo para planejá-las.Os Alunos precisam ter liberdadepara aprender a escolher.Todas as atitudes tomadas pelos professores,têm consequências para os alunos, por isso é importante que os alunos também participem desse processo para que seus interesses e direitos sejam respeitados.
07- Descreva, em poucas palavras, os passos da tomada de decisão?
Em primeiro lugar precisamos identificar o problema,um professor deve ter sensibilidade para perceber asdificuldades que os alunos enfrentam e contribuir para a superação das mesmas; estudo e avaliação do problema; o professor pode buscar ajuda de pais, professores anteriores e conversar com o aluno e procurar saber como e a vida do aluno fora da escola para poder avaliar o problema; escolha da alternativa depois de identificar e avaliar o problema, enfrente o problema e suas causas, rever itens...
tracking img