questoes indivividualista eu

1231 palavras 5 páginas
INDIVIDUALISTA, EU?
QUESTÕES

Presidente Prudente 2014
1- A Autora quis dizer que o individualismo tem um lado positivo e um lado negativo. O lado positivo é a questão do individuo reconhecer determinadas qualidades importantes para o desenvolvimento do ser humano e da humanidade, por exemplo: a autonomia do individuo, a privacidade, e a liberdade individual. Um ser humano individual pensa por si só, faz por si só, se dedica para ir mais longe, para conquistar o que parecia ser impossível. Por um lado isso é bom, mais para o outro como a autora diz o individuo se isola, e se torna auto- referente. Assumi atitudes egoístas. Isso realmente acontece, o individuo se torna egoísta. Por conseguir chegar mais longe, acaba não querendo ajudar os outros. A extrema valorização dos interesses pessoais sobre os coletivos. Um exemplo que a autora dá é sobre um estudo cientifico, que pode ser muito especifico, e em teoria só interessar a uma pessoa, que gosta da área. E com sua dedicação ela acaba fazendo descobertas que beneficiem outras pessoas. Outro exemplo é sobre um colecionador de arte, seria egoísmo se a coleção permanecesse restrita aquela pessoa.
2- Ela quis dizer que a nossa cultura de hoje é individualista com toda essa tecnologia, que nos conduz para isso. Por exemplo: não existem mais aquelas brincadeiras de crianças em grupos na rua, conhecidas como queimada, bets, esconde- esconde. Hoje as crianças passam suas infâncias na frente de computadores, tabletes, e celulares. Sim eu particularmente concordo com ela em partes. Mais acredito que podemos sim ter a escolha, só precisamos ter o discernimento ate aonde ir com tanta tecnologia, para não deixar o convívio com a sociedade de lado.
3- O individualismo é culturalmente provocado, eu intendo como se a nossa cultura nos levassem a viver o individualismo, os nossos costumes de tudo se fazer pela internet, isso nos leva a nos isolar. Politicamente

Relacionados