Questoes de psicologia da educação

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2011
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Psicologia da Educação

Questões Dissertativas

1. Wilhelm Wundt (1832-1926) é conhecido como o pai da psicologia moderna, segundo o que você vivenciou na teleaula que aborda o tema 1 do caderno de atividades, explique porque Wundt recebe essa denominação e também quais foram suas contribuições deste para o surgimento da psicologia científica..(0,2)
Wundt é conhecido como pai da psicologia moderna devido a criação de significantes obras no campo da psicologia científica. Caracterizando o estudo da consciência, dos fatos conscientes.
Wilhelm Wundt uma de sua contribuições para o rumo da psicologia foi o primeiro laboratório de psicofisiologia,com o objetivo de transformar a psicologia em ciência, e m 1879 também criou o primeiroinstituto experimental dotado de laboratórios na universidade de Liapzing,


2. Na teoria behaviorista, a modelagem de comportamento ocorre baseada principalmente em reforços, demonstre os dois tipos de reforços (positivo e negativo) e como ocorre a modelagem de comportamento humano por meio destes. (0,2)

No tipo de reforço positivo que são as “ recompensas “ , é todo estímulo cujaapresentação após uma resposta, aumenta a probabilidade de sua ocorrência, isto é a força da contingência (conexão) resposta-estímulo.Ex: Quando atendemos aos desejos de uma criança que faz birra, estamos fortalecendo o seu comportamento de fazer birra, pelas conseqüências que gera.
Reforço negativo, são os “castigos” , Refere-se a todo estímulo aversivo que, quando retirado, aumenta a probabilidade deocorrência de uma certa resposta. EX:A retirada do estímulo aversivo (dor de cabeça) pelo uso de comprimidos aumenta o procedimento de tomar comprimidos.

3. Vygotsky se preocupou muito com a questão, clássica na Psicologia: qual a influência da aprendizagem no desenvolvimento mental da criança, responda então como o autor vê a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. (0,2)
Para Vygotski ,aaprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas.A relação do individuo com mundo esta sempre mediada pelo outro.Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro,aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo a nossa volta.Vygotsky defende a idéia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passaou recebemos influência externa.O desenvolvimento não é pensado como algo natural nem mesmo como produto exclusivo da maturação do organismo,o contato com a cultura produzida pela humanidade e relações sociais que permite a aprendizagem.E aí é que aparece o outro como é quem nos orienta no processo de apropriação da cultura.
A aprendizagem da criança inicia-se muito antes de sua entrada naescola.desde seu primeiro dia de vida,ela já esta exposta a elementos da cultura e a presença do outro,que se torna o mediador entre ela e a cultura.A criança vai aprendendo a falar,gesticular,nomear objeto,a adquirir informações e respeito do mundo em que a rodeia,assim ela se comporta conforme suas necessidades e possibilidades.A criança não possui instrumentos endógenos para seudesenvolvimento,os mecanismos de desenvolvimento vão depender do seu processo de aprendizagem.O contato e o aprendizado da escrita e das operações matemáticas fornecem a base para o desenvolvimentos de processos internos complexos no pensamento da criança.O aprendizado,quando adequadamente resulta em desenvolvimento mental.Assim diferenciam,visões que pensam o desenvolvimento como um processo que antecede àaprendizagem,ou como um processo já completo ,que a viabiliza.

4. Conforme o que foi lido no PLT referente ao tema 4 responda Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano?

Hereditariedade: a carga genética estabelece o potencial do individuo, que pode ou não desenvolver –se. Os aspectos genéticos da inteligência pode desenvolver-se ou além ou aquém do seu potencial, dependendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia na educação
  • Questões de psicologia
  • Psicologia questões
  • Questões de psicologia
  • Questões de psicologia
  • Psicologia, questões
  • Questões de Psicologia
  • Questoes de psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!