Questoes de METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

314 palavras 2 páginas
QUESTÕES

1) Quais poderão ser as conseqüências para uma criança de 8 anos que ainda persiste com o processo fonológico de desvozeamento? Como professor, qual seria a sua atitude diante dessa situação? R: Uma criança que persiste com o processo fonológico de desvozeamento acaba transferindo para a língua escrita o jeito com que fala, trocando algumas letras e deixando de usar outras. Cabe ao professor ajudar a criança a identificar a diferença entre a língua falada e a escrita e fazer exercícios com ela, para que a estimule e a ajude a sentir a necessidade de falar corretamente e aperfeiçoar sua fala.
2) Reflita sobre as 4 teorias apresentadas no cap1 . Sobre a aquisição de linguagem e escolha a que mais lhe agrada. Faça um texto de aproximadamente uma página defendendo essa corrente como mais adequada que as demais.
R: COGNITIVISMO CONSTRUTIVISTA – Acredita-se que a aquisição da linguagem dá-se como resultado da interação da criança com o ambiente, através de assimilações e acomodações desenvolvendo sua inteligência como um todo, por meio da qual a experiência pode ser armazenada e recuperada, assim como também a aquisição da linguagem tem sua parcela de dependência do desenvolvimento da inteligência da criança. Somente á partir do trabalho de Jean Piaget tornou-se possível linear e detalhar o desenvolvimento cognitivo da criança em estágios. A língua é um sistema de signos histórico e social que possibilita ao homem dar significado ao mundo e a realidade agindo sobre ambos, descobrindo e desenvolvendo suas potencialidades. O aluno entra na escola já com sua língua materna adquirida de acordo com a variedade e influencias de sua comunidade, cabe a escola oferecer então a criança a língua padrão, falada e escrita e ajudar a dominá-la.

Relacionados

  • Jos Joaquim Gomes Canotilho Direito Constitucional
    407290 palavras | 1630 páginas
  • Diversos
    49798 palavras | 200 páginas