Questoes avaliativas de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1:
Conteúdo
* A significação do golpe de abril.
* A autocracia burguesa; o “modelo de monopólios”.
* O processo da autocracia burguesa.
* A autocracia burguesa e o “mundo da cultura”.
1.1A significação do golpe de abril
No curso do desdobramento da autocracia burguesa, o regime político ditatorial terrorista assinalou para a totalidade da sociedade brasileira uma fundainflexão, que acabou modelando um país novo. A resposta para a significação está na particularidade histórica brasileira.
Traço econômico-social:
* O desenvolvimento capitalista operava-se sem desvencilhar-se de formas econômicas e sociais que a experiências históricas tinha demonstrado que lhe eram adversas.
* Devido à formação social brasileira e segmentos da classe dominante quesempre encontram meios e modos de impedir ou travar as forças comprometidas com a classe subalterna.
O desempenho do estado na sociedade brasileira:
* Atuou com sucesso como um vetor desestruturação das agências da sociedade que expressam o interesse das classes subalternas.
O fracasso da intentona golpista em 1961:
* O que estava em jogo? A reprodução do desenvolvimento associado edependente e excludente ou um processo profundo de reformas democráticas e nacionais, antiimperialista e antilatifudistas.
As alternativas:
A democratização do capital nacional (privado).
A neutralização temporária das forças mais agarridas do campo democrático.
O desfecho de abril:
Um padrão compósito e articulado de dominação burguesa.

1.2 A autocracia burguesa: o “modelo” dos monopólios
Já semencionou que a articulação político-social que fundava o Estado brasileiro às vésperas de 1964 problematizava a continuidade do padrão de desenvolvimento dependente e associado que se engendrará em meados da década de cinqüenta.
O estado que se estrutura depois do golpe de abril expressa o rearranjo político das forças socioeconômicas a quem interessam a manutenção e a continuidade daquelepadrão, aprofundas a heteronímia e a exclusão.
Trata-se, pois, de uma funcionalidade econômica e política:
* A definição do novo esquema de acumulação é tanto a discriminação dos agentes a serem privilegiados como a daqueles a serem preteridos e ,portanto,implica também um determinado marco para operar o processo de legitimação política.

O Universo extremamente reduzido dos protagonistas a serembeneficiado no novo esquema, contudo, não é a única, nem a mais significativa, das variáveis, a ele se conecta o peso especifica de cada protagonista e, no caso em tela, a gravitação do grande capital imperialista é inconteste:
* A reprodução do desenvolvimento dependente e associado, nas novas condições, ponteciava os mecanismos de transferência de opções e valores (sobre a forma ou não derenda)situado fora do circuito da economia nacional.

O que importa acentuar, nesta funcionalidade econômica e política do Estado emergente depois do golpe de abril, é que ele determinava, simultaneamente, as suas bases sociais de apoio e de recusa.
A resultante é um Estado que estrutura um sistema de poder muito definido, onde confluem os monopólios imperialistas e a oligarquia financeiranativa. A consecução desta projeção modernizadora, responde por uma das construções ditatórias que mais profundamente marcou a vigência do regime autocrático burguês, o seu modelo econômico.
1.3 O processo da autocracia burguesa
É no governo de Figueiredo que o projeto de auto-reforma do regime ditatorial, a sua mais ambiciosa proposta de institucionalização, fracassa. Nele, a resultante doconfronto entre a estratégia aberturista do regime e as aspirações e tendência à democracia, que operavam no seio da sociedade brasileira, é a impossibilidade de o regime impor as suas regras. É apenas neste sentido que tomamos o inicio do governo Figueiredo como marco derradeiro do ciclo autocrático burguês.
As dificuldades do primeiro governo dos golpistas são grandes em todas as frentes. Mas...
tracking img