Questionário a cerca do filme germinal do diretor claube berri

903 palavras 4 páginas
1. Quais as condições de trabalho dos trabalhadores nas minas de carvão?

Esses proletários trabalham de forma desumana, saem de suas casas quando ainda está de noite, entram nas minas e trabalham incansavelmente correndo vários perigos: de a mina desmoronar a qualquer momento ou explodir. Eles não possuem o poder de descanso em nem um momento, o trabalho é muito pesado e instigante. Se adoecem tem que ir trabalhar, não ganham folga por isso, mas sim um desconto ou despejo por faltar ao trabalho. Por mais que o dono da fábrica diga que é muito bom por dar-lhes casa, auxílio de um médico no trabalho e pagar pensões aos mais velhos isso não encobre a dura humilhação que passam os trabalhadores.

2. Quais expressões da Questão Social são visualizadas?

Pode-se observar como expressões da questão social a exploração sofrida pelos trabalhadores dentro da dominação do trabalho, esta gera condições de vida desumana pelo baixo valor dos salários, com isso surgem outras duas expressões que são a pobreza e a fome.

3. Em que momento e como os trabalhadores decidiam lutar? Pelo quê lutam?

Os trabalhadores resolvem lutar quando é estipulada uma baixa nos salários. Lutam contra a situação de exploração e miséria causada pela divisão desigual da economia industrial. Os proletários começam a se organizar e exigir melhores condições de trabalho e vida.

4. Qual a posição e o discurso do dono das minas de carvão diante dos trabalhadores em greve?

O discurso que o dono da mina aborda em relação à greve é uma forma de tentar alienar com palavras o problema que isso traz para todas as partes envolvidas nesse processo trabalhista. Diz o burguês que gastou muito na construção de colônias de moradia para os empregados, que pagam pensões e que dá remédios aos que necessitarem. Para o dono isso é algo extraordinário, mas para os explorados isso é o mínimo que podem dar a eles e de forma inferior. Fala também

Relacionados