Questionário sobre o falseacionismo de popper.

360 palavras 2 páginas
Questionário sobre o Falseacionismo de Popper.

1- Caracterizar a concepção indutivista de Ciência.

O conheci¬mento científico consistiria em um conjunto de proposições gerais e verdadeiras obtidas a partir da ge¬neralização de proposições sobre observações singulares. Portanto, a Ciência começaria com a observação, e as hipóteses seriam decorrentes dessas observações.
A concepção indutivista pressu¬põe, em primeiro lugar, que é possí¬vel uma observação inteiramente objetiva, pressupõe também que, na Ciência, a experiência sem¬pre precede a teoria e, por fim, pres¬supõe que é possível alcançar um conhecimento verdadeiro.

2- Popper rejeita a teoria indutivista e ilustra sua rejeição com a metáfora do Balde. Enuncia, então, sua teoria do conhecimento por meio da metáfora do Holofote. Descreva, pois, a teoria do Balde e a teoria do Holofote.

A teoria do balde, diz que a mente seria como um recipiente vazio, ou um balde, no qual as diversas im¬pressões sensoriais seriam deposi¬tadas. A aprendizagem consistiria num acúmulo de informações sen¬soriais, e toda idéia seria precedida por uma experiência.
Na teoria do Holoforte, a mente se¬ria algo que ilumina o mundo ex¬terno e não um balde que recebe¬ria passivamente as informações dele provenientes, onde to¬das as pessoas possuiriam um hori¬zonte de expectativas.

3- Qual é, para Popper, o critério da demarcação da ciência? Por quê?

Para Popper, as teorias científicas seriam con¬jecturas especulativas criadas livre¬mente pelo intelecto humano no sentido de superar problemas en¬contrados por teorias anteriores e dar uma explicação adequada do comportamento de algum aspecto do mundo, para ele, a ciência se basearia apenas na dedução, onde a tarefa da Ciência seria, em parte, teórica - explicar - e, em parte, práti¬ca - prever e aplicar tecnicamente.

4- Qual é a tarefa do cientista para Popper?

Para Popper a tarefa do cientista seria a de submeter suas hipóteses

Relacionados

  • Referencial Teórico
    2727 palavras | 11 páginas
  • pilhas
    2511 palavras | 11 páginas
  • A quimica no ensino fundamental de ciencias
    4672 palavras | 19 páginas
  • Biomedicina
    3801 palavras | 16 páginas