Questionário para a prova 1o.Bimestre - Cargos e Salários

2277 palavras 10 páginas
Material e Questionário para a prova 1º. Bimestre –
Introdução a Cargos e Salários:
Conquistar o comprometimento dos colaboradores tem sido um desafio cada vez maior nas organizações hoje. E o que a política de remuneração tem a ver com o assunto?
Uma política de remuneração bem estruturada tem se mostrado uma ferramenta riquíssima de apoio à gestão de pessoas, com benefícios que à estratégia da empresa e até aos aspectos legais relacionados ao tema. Tem o objetivo de estruturar todos os assuntos relacionados aos salários fixo e variável, benefícios e planejamento de carreira.
Considerado a base de todos os programas relacionados à gestão de pessoas dentro de uma organização, o plano de cargos e salários auxilia as empresas na atração de talentos, influencia na produtividade e até mesmo no clima organizacional, pois retribui de forma justa as atividades desempenhadas pelos seus colaboradores, tanto na produção de bens como na execução de serviços.
1- Por que em uma organização deve ser implantado o plano de cargos e salários e, somente após, os demais planos de Recursos Humanos?
Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos adequados de Recursos Humanos. O plano de cargos e salários é a base para os demais planos da área de Recursos Humanos, porque é através das descrições das tarefas, responsabilidades e competências dos cargos, após a definição das estruturas hierárquicas da organização e a definição da política salarial, assim podem-se organizar outros planos importantes para a gestão de pessoas, como recrutamento e Seleção, carreiras, remuneração variável, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e potencial, planejamento de RH.

2- O salário pode funcionar como fator de motivação?
Vários estudos mostram que salário sozinho não é considerado fonte de motivação e não garante o comprometimento, mas é a base de todo o processo, ou seja o salário não é fator de motivação quando

Relacionados