QUESTIONÁRIO PARA DEBATE - LASSALE X HESSE

407 palavras 2 páginas
FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO - FADISA
CURSO: DIREITO - DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I - PROF: DÉBORAH CORDEIRO

MONTES CLAROS, 15 DE SETEMBRO DE 2014.

QUESTIONÁRIO: LASSALE X HESSE
Pergunta 01 - Grupo: Lassalle I - Explique, se baseando na Obra A Essência da Constituição, do Autor Ferdinand Lassalle: Porque os problemas constitucionais não são problemas de direito, e sim de poder?
Pergunta 02 - Grupo: Lassalle II - Lassalle afirma em sua obra que ''é um erro julgarmos que a
Constituição é uma prerrogativa dos tempos modernos.'' Apresente argumentos que comprove a fala de Lassalle, baseando – se na Obra A Essência da Constituição.
Pergunta 03 - Grupo: Lassalle III - O que é a Constituição parar Ferdinand Lassalle?
Pergunta 04 - Grupo: Hesse I - Baseado – se obra de Konrad Hesse: a força normativa da constituição, como a constituição defendida pelo referido autor adquire força normativa?
Pergunta 05 - Grupo: Hesse II - Hesse afirma que “ a força condicionante da realidade e a normatividade da constituição podem ser diferentes, eles não podem, todavia, ser definitivamente separadas ou confundidas” (Hesse p.15). Portanto, qual vem a ser o motivo que a força condicionante da realidade e a normatividade da constituição não podem ser separadas e confundidas?
Pergunta 06 - Grupo: Hesse III - O que seria a vontade de constituição defendida por Konrad
Hesse em a força normativa da constituição?
Pergunta 07 - Grupo: Lassalle I - A Constituição Política de Ferdinand Lassalle teria força normativa para resolver os problemas enfrentados atualmente, como por exemplo a dicotomia da transfusão de sangue a uma pessoa que segue a religião das Testemunhas de Jeová? Teria essa constituição de Lassalle com capacidade somente de “soma dos fatores reais do poder” resolver tal problema recheado de valores?
Pergunta 08 - Grupo: Lassalle II - Quais seriam, para Lassalle , os requisitos básicos para distingui uma Lei Fundamental (Constituição) de uma

Relacionados

  • A sindicância na polícia militar de goiás à luz principiológica da legalidade, do devido processo legal e de seus corolários: uma proposta de projeto de lei ordinária estadual -
    41385 palavras | 166 páginas
  • Apostila
    842609 palavras | 3371 páginas