Questionário Inorgância

1059 palavras 5 páginas
QUESTIONÁRIO

1.Quais os requisitos para que uma reação possa ser empregada com Volumetria de Precipitação?
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.
2.Caracterize o Método de Mohr.
O método de Mohr é um método com formação de um sólido colorido, e é aplicado à determinação de cloretos (Cl-) e brometos (Br-). A solução neutra é titulada com nitrato de prata (AgNO3) em presença de cromato de potássio (K2CrO4) que atua como indicador. O método de Mohr não pode ser usado na determinação de iodetos em virtude do iodeto de prata ser, também, corado. Na determinação de cloretos o ponto final é atingido quando os íons cromato combinam-se com os íons prata se observando, então, a formação de um precipitado vermelho, pouco solúvel.
3. Qual a diferença entre o Método de Mohr e o Método de Volhard?
O método de Volhard ocorre com a formação de um complexo solúvel. Sendo um procedimento indireto de determinação de íons que precipitam com a prata. Nesse método as mais importantes aplicações são as que se relacionam com a determinação de cloretos (Cl-), brometo (Br-) e iodetos (I-) e a titulação deve ser realizada em meio ácido o que assegura um maior campo de aplicação, há uma economia da solução de prata e a visualização do ponto final é mais fácil, o que difere do método de Mohr, que é utilizado com a precipitação direta de determinação de cloretos, principalmente.
4. Em que se baseia o Método de Fajans?

Fajans introduziu um tipo de indicador para as reações de precipitação, que resultou de seus estudos da natureza da adsorção. Adsorção é a fixação de duas moléculas de uma substância na superfície de outra substância. A ação destes indicadores é devida ao fato de que, no ponto de equivalência, o

Relacionados

  • dicas
    10392 palavras | 42 páginas
  • vigilancia epidemiologica
    43640 palavras | 175 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas