Questionário de filosofia 3ºsem dir. unip

5290 palavras 22 páginas
Questionario de FILOSOFIA.
Modulo 1

01 - Leia atentamente as questões abaixo:
1) A Filosofia se volta para as questões humanas no plano da ação, dos comportamentos, das idéias, das crenças, dos valores e, portanto, se preocupa com as questões morais e políticas.

2) O ponto de partida é a confiança no pensamento ou no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas. 3) A preocupação se volta para estabelecer procedimentos capazes de permitir ao homem encontrar a verdade. O pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo que é investigado. 4) A Filosofia está voltada para a definição das virtudes morais e das virtudes políticas, tendo como objeto central de suas investigações a moral e a política. Isto é, as idéias e práticas que norteiam os comportamentos dos seres humanos tanto como indivíduos quanto como cidadãos. Assinale a alternativa correta:
A
a) Apenas as alternativas 2 e 4 estão corretas;
B
b) Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas;
C
c) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas;
D
d) Apenas as alternativas 2 e 3 estão corretas;
E
e) Todas estão corretas

02 - “... se em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas idéias, gostos, preferências e valores, preferisse analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Alguém que tomasse essa decisão, estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo... Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas

Relacionados