Questionário CEFET - NF 05/2013

6896 palavras 28 páginas
CEFET/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Nome: Marcos Vinícius Fonseca Ferreira
Disciplina: Instalação e Manutenção de Computadores
Professor: Nilson Mori
Turma: A Período: 1º
Data: 29/05/2013

Questionário

1. Explique a contribuição da 2ª geração de computadores para a história da informática.
Nessa geração as volumosas válvulas foram substituídas pelos transistores. Houve uma enorme diminuição em cabos e fios em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas tornando os computadores consideravelmente menores e mais velozes. Nessa geração também surgiram os circuitos integrados onde cada cápsula continha várias dezenas, centenas ou até milhares de transistores, ocupando uma área muito pequena, originando o nome de microprocessador (processador em miniatura).

2. Explique detalhadamente o que era ENIAC.
O ENIAC, criado na primeira geração de computadores, demorou cerca de dois anos e meio para ser construído. Foi o primeiro computador da geração elétrica, criado com o propósito de, na Segunda Guerra Mundial, calcular a distância e a angulação que um morteiro iria precisar para acertar seu alvo. Pesava vinte e sete toneladas e possuía 17.468 válvulas processando 5.000 operações por segundo. Consumia 150 quilowatts de energia que é equivalente a 1.500 lâmpadas de 100 watts, considerando que o equipamento funcione 8 horas por dia, com gasto de energia de R$13.400,00 por mês.

3. Explique a evolução dos computadores.
Blaise Pascal constrói a primeira calculadora analógica. A primeira inovação veio com a necessidade de se calcular dados mais complexos. Na Segunda Guerra Mundial teve-se a necessidade de calcular trajetórias de bombas ou decifrar mensagens secretas. Foi criado o ENIAC, primeiro computador da geração elétrica para realizar tais ações. A partir dos anos 50 é criado o transistor e o circuito integrado permitindo a miniaturização do computador. É lançada uma

Relacionados