Questionrio sensibilidade somatica

692 palavras 3 páginas
QUESTIONÁRIO – SENSIBILIDADE SOMÁTICA

1. Descreva o funcionamento dos receptores somáticos.
R: 1. Receptores de tato como o corpúsculo de Pacini, são ativados por estímulos mecânicos como a pressão. 2. A pressão deforma a terminação do receptor e abrem canais de Na+ e K+ localizados na sua membrana; 3. A entrada de Na+ despolariza o receptor; 4. Se a despolarização for maior que o limiar de excitação do segmento inicial da fibra nervosa (zona de disparo), potenciais de ação são gerados no axônio.

2. O que é adaptação? Todos os receptores somáticos sofrem adaptação? Explique.
R: 1. A frequência de resposta dos mecanoceptores não é linear; 2. Ela sofre saturação em condição de estimulação contínua. 3. Quando um estimulo tátil persiste por determinado tempo ele deixa de produzir potenciais de ação. 4. A adaptação dos mecanorreceptores ocorre porque a deformação da terminação nervosa deixa de abrir os canais de Na+ depois de certo tempo; 5. A adaptação aumenta a detecção de mudanças na pressão. 6. Pressões constantes, como as produzidas pelas roupas no corpo, não são prontamente percebidas.

3. Cite os principais tipos de receptores somáticos e suas respectivas funções.
R: Em qualquer parte do corpo existem 4 tipos de receptores táteis: i. Receptores capilares (áreas pilosas) ou Corpúsculos de Meissner (áreas glabras); ii. Discos de Merkel iii. Corpúsculos de Ruffini iv. Corpúsculos de Pacini 2. Receptores de adaptação rápida (AR) e receptores de adaptação lenta (AL): AR = Receptores capilares, C. Meissner e C. Pacini; AL = D. Merkel, C. Ruffini

4. Explique como o diâmetro e a posição das fibras somáticas dentro no nervo influem na condução das informações somáticas.
R: Fibras aferentes que carregam informações sobre tato possuem diâmetro grande. Por isso, a pressão bloqueia primeiro a condução dos potenciais de ação nestas fibras. Como quando seu braço fica dormente. A

Relacionados