QUESTIONARIOENADI 1

6871 palavras 28 páginas
1. Questão
ENADE 2006 Segundo as concepções teóricas de Karl Marx, é correto afirmar que
A
B
C
D
E
o direito não pode ser visto como uma superestrutura que justifica e mantém a dominação econômica, pois pertence à estrutura social básica. as relações econômicas são independentes das relações jurídicas as relações de trabalho determina as relações econômicas, mas não contrário. a alienação é produzida como consequência das crenças religiosas e, por isso, a modernidade, ao romper com a concepção teocêntrica de mundo, funda uma nova ordem. as relações de dominação são anteriores ao capitalismo, mas o capitalismo fundou a ideia de dominação contratual.
2. Questão
ENADE 2006
A coisa é muito distinta no Estado nacional, o único no qual pode prosperar o capitalismo moderno. Funda- se na burocracia profissional e no direito racional. (WEBER, Max . Sociologia del derecho. Granada: Editorial
Comares, 2001. p. 242 − nossa tradução).
A partir da leitura d texto acima, NÃO pode ser atribuída ao pensamento de Max Weber a:
A
B
C
D
E
dependência do capitalismo moderno com relação ao Estado nacional. teoria funcionalista do Direito como sistema autopoético, ao lado de outros subsistemas sociais. concepção de que o Direito racional substitui a moral e a religião no regramento da vida social. ideia de que a burocracia estabiliza um modo de dominação novo na história. diferenciação dos sistemas sociais, com crescente processo de laicização e de juridificação na justificação do poder.
1

3. Questão
(ENADE 2006)
A Constituição de 1988 assim dispõe: "Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
§1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de

Relacionados