QUESTIONARIO1 BIOESTATISCA

670 palavras 3 páginas
Pergunta 1 ERRADA
1. A partir da seguinte definição de Bioestatística: “A ciência que trata com os planos e métodos de coleta, tabulação e análise de fatos numéricos nas ciências da vida.” Podemos afirmar que:

a.
A bioestatística estuda como formular hipóteses científicas a partir de observações de fatos relacionados às ciências da vida?

b.
A partir da formulação de hipóteses científica relacionadas às ciências da vida, a bioestatística propicia que o pesquisador, através de um planejamento prévio, utilize dados numéricos para comprovar ou rejeitar esta hipótese.

c.
Praticamente não existe diferença entre bioestatística e estatística, sendo que ambas se ocupam exclusivamente com a tabulação de dados.

d.
O planejamento é fundamental na pesquisa, deve ser feito cuidadosamente de maneira a alcançar seus objetivos. A formulação da hipótese científica é o principal objetivo da bioestatística seguido da coleta de dados.
0,1 pontos
Pergunta 2 CERTA
1. Sabemos que o pensamento científico ocorre a partir de uma linguagem teórica sobre conceitos e hipóteses científicas, porém a sua comprovação necessita de uma linguagem e método operacional. No seguinte exemplo de hipótese científica: “Quanto maior a ingestão de açúcar, maior é a ocorrência de problemas odontológicos”. Podemos afirmar que:

a.
Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos, e que são métodos operacionais adequados para medir estes conceitos: quantidade diária em gramas de açúcar e número de dentes afetados por cárie por ano.

b.
Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos suficientes para o pesquisador tomar uma decisão sobre o efeito de um conceito sobre o outro.

c.
Em linguagem operacional temos a seguinte hipótese estatística: “Quanto maior a ingestão diária em gramas de açúcar menor é o número de dentes afetados por cárie em um ano.

d.
Ingestão de açúcar e problemas odontológicos são conceitos teóricos impossíveis de serem mensurados por métodos

Relacionados