Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Livinston Borges Pereira Turma: P & G I

Questionário

1) Correlacione as possibilidades da matéria orgânica e oxidação com o processo de formação de hidrocarbonetos.

Oshidrocarbonetos são formados através da decomposição de matéria orgânica, durante essa decomposição tem que haver as condições perfeitas para que o petróleo seja formado, se houver a oxidação dessa matériaque esta se decompondo ele não chega a se transformar em hidrocarbonetos, a matéria se transforma em CO2, H2Oe etc. O processo de oxidação não ocorre se a matéria orgânica for de origem marinha, masela pode ocorrer se a origem for de vegetais terrestres. Não havendo o processo de oxidação podem-se formar, com o processo certo, os hidrocarbonetos.

2) Diferencie porosidade absoluta e porosidadeefetiva

Porosidade absoluta é a diferença entre o volume total e o volume de partes sólidas na rocha.
Porosidade efetiva é a relação entre o volume poroso e o volume total da rocha.3)Diferencie porosidade primária de secundária

Porosidade primária é a que é formada durante a formação da rocha.
Porosidade secundária é a que é formada por ações do meio, como terremotos.

4)Defina:a) Reservatórios convencionais
São aqueles onde os hidrocarbonetos são de fácil acesso para sua retirada, não necessitando de recursos anormais, ou seja, não há nada que impeça sua exploração, temvolumes pequenos mas são de fácil exploração.

b) Reservatórios não convencionais
São aquele que, por algum motivo, não podem ser explorados facilmente, necessitando de tecnologia muito avançada,tem grandes volumes mas sua exploração é difícil.

c) Evaporitos
São rochas sedimentares formadas pela precipitação química e cristalização dos sais dissolvidos em um meio aquoso, devido aoprocesso de evaporação.

d) Armadilhas anticlinais
São armadilhas onde a rocha armazenadora e a rocha capeadora estão dobradas em anticlinal. Resultam de forças tectônicas compressivas que ondulam a...
tracking img