Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IONARIOQuestionário 2

1. A introdução do conceito de campo elétrico privilegia uma visão de ação à distância ou de contato? Por quê?
R) A introdução do conceito de campo elétrico privilegia uma visão de ação à distância, porque os corpos eletrizados atraem e repelem outros corpos mesmo sem tocá-los, isto é, mesmo não havendo contato entre os corpos, há a manifestação da força. Coulombdescobriu a lei que descreve a força entre cargas elétricas. De acordo com essa teoria, a força elétrica é também descrita como uma força à distância.

2. O que são linhas de campo elétrico? Como poderemos utilizá-las para ter uma idéia quantitativa de campo elétrico?
R) São linhas que permitem visualizar o campo elétrico. Linha de força é definida como uma curva tangente em cada ponto à direção docampo neste ponto. Assim, dada uma linha de força, fica fácil determinarmos a direção do campo elétrico em cada ponto, pois será a tangente à curva. Além da direção, as linhas de força nos fornecem também o sentido do campo no ponto, indicado por sua orientação. Somente a intensidade não é possível de se determinar, porém, analisando a densidade de linhas num determinado ponto teremos uma idéia deregiões cujos campos são mais ou menos intensos.
A representação de um campo elétrico por linhas de campo permite visualizar a direção e sentido do campo elétrico em cada ponto do espaço, e permite comparar a intensidade do campo elétrico em duas regiões do espaço distintas. Ao representar-se um campo elétrico através das linhas de campo, a sua densidade espacial deve ser proporcional àintensidade do campo elétrico: em zonas onde o campo elétrico é mais intenso, as linhas devem estar mais próximas umas das outras. Por convenção, as linhas de força têm a mesma orientação do vetor campo elétrico, de modo que para campos gerados por cargas positivas as linhas de força são divergentes (sentido de afastamento)  e campos gerados por cargas elétricas negativas são representados por linhas deforça convergentes (sentido de aproximação).

3. Existe uma analogia entre as linhas de campo elétrico e as linhas que vemos em um rio quando existe uma correnteza?
R) Sim. Costumamos representar geometricamente um campo elétrico por meio das suas linhas de força, que são linhas orientadas que partem de cargas positivas e chegam em cargas negativas. As linhas que vemos em um rio quando existe umacorrenteza mostram o percurso das águas, de onde partiram e para onde estão indo, isto é, o sentido que as águas fluem. A analogia é que ambas tem sempre um sentido, partindo de um ponto e chegando em outro.
 
4. Qual a definição de campo elétrico de uma carga elétrica pontual? Descreva as principais características do campo elétrico de uma carga elétrica positiva e de uma carga elétricanegativa.
R) Por definição, o campo elétrico num ponto do espaço é igual à força elétrica que atua por unidade de carga colocada nesse ponto, isto é, o campo elétrico descreve o valor da força elétrica que atua por unidade de carga, para as cargas colocadas no seu espaço de atuação.
O campo elétrico criado por uma carga pontual é radial, decai com o quadrado da distância entre o ponto considerado e acarga criadora de campo, pelo que a sua intensidade é igual em todos os pontos à mesma distância da carga criadora de campo. O campo elétrico é centrípeto se a carga criadora for negativa, e centrífugo se a carga for positiva.
O campo elétrico é definido como um vetor com mesma direção do vetor da força de interação entre a carga geradora Q e a carga de prova q e com mesmo sentido se q>0 esentido oposto se q<0.
Quando a carga de prova tem sinal negativo (q<0), os vetores força e campo elétrico têm mesma direção, mas sentidos opostos, e quando a carga de prova tem sinal positivo (q>0), ambos os vetores têm mesma direção e sentido
Já quando a carga geradora do campo tem sinal positivo (Q>0), o vetor campo elétrico tem sentido de afastamento das cargas e quando tem...
tracking img