Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS

1° Sampa refere-se à cidade de São Paulo. O texto relaciona lugares de São Paulo, bem como poetas, músicos e movimentos culturais que agitavam essa cidade na época em quefoi escruto. Lendo o texto, veja se consegue identificar três dessas referências.
R: As referências são: A Ipiranga e a avenida são João, Rita Lee e as favelas.


2° A mitologia grega apresenta omito de Narciso. Conta a narrativa mítica que Narciso, rapaz dotado de grande beleza, um dia, ao curvar-se sobre as águas cristalinas de uma fonte, para matar a sede, viu sua imagem refletida noespelho-d’água e apaixonou-se por ela.
Suas tentativas frustradas de aproximar-se dessa bela imagem levaram-no ao desespero e à morte. Transformou-se então na flor que tem o seu nome- Freud, ao estudaresse mito, considera-o uma explicação de existência de personalidades que só amam a própria imagem.

a) Indique uma passagem do texto que faz referência ao mito de Narciso.
R: “É que narcisoacha feio o que não é espelho’’.

b) Qual é o sentido dessa passagem, tomando como referência o mito de Narciso?
R:

3° É um clichê muito difundido a afirmação de que São Paulo, ao contráriodo Rio, nunca produziu samba. Indique a passagem do texto em que se faz alusão a isso.
R:

4° Todas as coisas têm um avesso e um direito. O poeta considera a realidade o avesso do sonho (“e quemvem de outro sonho feliz da cidade / aprende depressa a chamar-te de realidade’’). Pode-se dizer que o poeta julga que em São Paulo não há lugar para o sonho, a poesia?
R:

5° O quilombo dePalmares, um dos maiores redutos de escravos foragidos do Brasil colonial, estava organizado como um verdadeiro Estado, sob a chefia de Ganga-Zumba. Quando começaram as lutas para destruir o quilombo, osnegros, liderados por Zumbi, resistiram aguerridamente. Que significa a passagem “mais possível novo quilombo de zumbi”?
R:

6° Há no texto uma referência a uma particularidade climática de São...
tracking img