Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário de geografia
Espaços rurais: caracteriza pelas atividades de agricultura e pecuária. O espaço rural abastece o urbano nesta parte.
Espaço urbano: caracteriza-se pelo centro da cidade, indústrias, residências, áreas de lazer, comercio, tecnologia
Urbanização:  por se tratar de um processo, costuma-se conceituar urbanização como sendo "o aumento da população urbana em relação àpopulação rural", e nesse sentido só ocorre urbanização quando o percentual de aumento da população urbana é superior a da população rural. associada à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito (a cidade) e na substituição das atividades primárias (agropecuária) por atividades secundárias (indústrias) e terciárias (serviços). 
O que e conurbação: união de duas cidades
Metrópole: cidadescom uma grande população, São aglomerações urbanas, havendo fácil acesso da população de um município ao outro em virtude da rede de transporte integrado e a proximidade entre as cidades, e desenvolvem projetos em comum acordo nas áreas de infraestrutura
Qual é o maior problema do século XXI: crescimento exagerado das cidades
A cidades crescem exageradamente(urbanização) sem planejamento, quaissão as consequências?
A urbanização sem um devido planejamento tem como consequência problemas de ordem ambiental e social. Entre eles podemos destacar o inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, a falta de infraestrutura adequada, impactos significativos no meio ambiente, poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, sistema de saúde precário, educação,ausência de saneamento ambiental, entre outros.

 Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que:
 
a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade;
c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus;
d) é mais intenso nos paísessubdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural;
e) é mais intenso nos países desenvolvidos, devido ao desenvolvimento industrial.

Por que acontece êxodo rural? As pessoas que moram no campo querem ir para cidade em busca de empregos melhores, vida melhor, devida a urbanização e industrialização.
Alem dos problemas da urbanização temos os do meio ambiente, são eles: eliminação do lixo em aterros sanitários,causando preocupação o lixo inorgânico
Devida a urbanização, temos as ilhas de calor, pois o concreto, asfalto, grandes construções e poluição absorvem o calor formando bolsas de ar quente, não deixando o ar dispersar. As arvores ajudam a amenizar um pouco
Temos também chuvas acidas e inversão de térmica, devido a não circulação dos gases , não são dispersos. Enchentes desvastando as cidades,podem ser causa natural ou humana.
O que é revolução industrial? Iniciou na Inglaterra, trabalho artesanal, manual para o trabalho industrial, ou seja feito através das maquinas.
O que causou? Desemprego, pois o homem foi substituído pela maquinas.Preço dos produtos mais baratos, pois tinha em grande quantidade e mais barato.
Como surgiu a industrialização: A Revolução Industrial teve início noséculo XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média oartesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maiordemanda de produtos e mercadorias.
Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra...
tracking img