Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONARIO DA MATERIA “CIENCIAS SOCIAIS”

01) Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de moscou” da pagina 196 do cadernode atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Brasiliense, publicado em 06/04/2010.
Quando Durkheim diz que muitos dos problemas que temos são do campo da sociologia ele quis dizer que a sociedade que nos rodeia tem muito haver com o nosso comportamento. No caso da mulher-bomba no metro de Moscou ela veio de um lugar conturbado que sofre com a pobreza, a crescentecriminalidade, uma região afetada por uma rebelião islamita cada vez mais poderosa. Um lugar que influenciou em suas escolhas, uma cultura de ódio, na qual sua única solução na vida passa a ser matar a si mesmos e a outros em nome de Alá, para alcançar a redenção. O Islã descreve o céu como um lugar onde tudo será finalmente permitido, eles buscam a recompensa que Alá os prometeu. Eles trabalham para Alá,autoridade máxima, acima de toda e qualquer lei dos homens. Eles se tornaram a espada de Alá e nada de mal pode atingi-los. A mulher-bomba morreu acreditando que o que fazia era incontestavelmente certo e por isso ao morrer receberia sua recompensa.

02) A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariadourbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
Os problemas decorrentes desse rápido processo de urbanização e de concentração de maquinas, terras e ferramentas sob controle do empresário capitalista fazem surgir com bastante força a questão social. A monstruosa exploração do homem nas fabricas, onde se trabalhavamais de dezesseis horas por dia, crianças e mulheres eram empregadas por salários ultrajantes. Foram situações que os filósofos da época tinham dificuldade de explicar. Adicionem-se a isso os problemas sociais advindos da rápida urbanização: doenças, ausência de moradia, prostituição, alcoolismo, suicídios, violência, surtos de epidemias de tifo e cólera e outros.

03) Analise os versos damúsica “É”, de Gonzaguinha: Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental
Acho que o que ele quer dizer com esse verso, é sobre o povo ter voz e vez neste país, queremos fazer parte da nação, queremos ser respeitadoscomo ser humano, queremos nossos direitos garantidos. O povo brasileiro não se sente um cidadão de seu próprio país, às vezes nos sentimos como estrangeiros, sem direito, sem voz tendo que nos calar e nos conformar com a forma que somos tratados. Quando um grupo resolve se manifestar é tratado como arruaceiro, não como um trabalhador exercendo seu direito de cidadão, só somos considerados cidadãosna época de eleição quando precisam de nos para eleger mais um que ao alcançar o poder nos deixara novamente no esquecimento. Mas a algumas instituições que perceberam a importância da participação da comunidade na participação democrática nos processos de tomada de decisões, ”espaços institucionais de intervenção junto aos órgãos governamentais. A conquista de participação social nas políticaspublicas demonstra o alcance da democracia no que se refere às relações entre o poder publico e o exercício da cidadania.


04) Por que o PIB NÃO é um indicativo de desenvolvimento econômico?
O PIB só leva em conta o dinheiro que o país produz. Soma todas as riquezas mais não diminui (enchentes, seca, desemprego etc.)

05) Observe o fragmento da música “Ideologia”, de Cazuza e Frejat:...
tracking img