Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BORTO E EX-COMUNHÃO
O assunto é deveras polêmico, pois envolve pensamentos diferentes, envolve o que está previsto na legislação brasileira e os preceitos da igreja católica ( Católica Romana ), no Código de Direito Canônico.
A ex-comunhão é aplicada pela igreja católica a todos aqueles que de alguma forma desobedecem as determinações a esses preceitos. Esses preceitos têm relação com osditames da igreja em relação aos mandamentos divinos, tendo por base o amor a Deus acima de tudo e amor ao próximo como a nós mesmos conforme as palavras de Jesus Cristo.O nosso próximo existe desde a concepção e até quando ocorrer a extinção de todos os sinais de vida, sem que a vida da pessoa, seja tirada por alguém de forma leviana, fútil ou torpe. 
A Igreja Católica, alguns anos atrás aplicicou aex-comunão a certo bispo francês Marcel Lefreve por desobediência às determinações da igreja promanadas do Concílio Vaticano II. Uma dessas determinações era que os ritos apara o povo fosse em vernáculo da língua própria de cada país onde fossem celebrados. Marcel Lefréve continuou celebrando as missas em latim e seguindo os ritos tradicionais. Por esse motivo foi chamado de bispo tradicionalista.A Igreja Católica deu um ultimato: Ou ele aceitaria as determinações conforme estabelecera o Concílio Vaticano II, ou seria ex-comungado.
Marcel Lefréve não deu a menor importância ao fato e continuou celebrando nos ritos tradicionais inclusive ordenando outros bispos agora como Arcebispo. A Sociedade radical dos tradicionalistas chama-se Sociedade São Pio X. O Papa João Paulo II havia aplicadoex-comunhão a Marcel Lefreve e a todos os que fossem ordenados por ele. A Igreja agora decidiu pela suspensão da ex-comunhão desses 5 bispos. Ela tem os seus motivos.
O que é ex-comunhão ? Ex-comunhão é o ato ou efeito de ex-comungar. Ex-comungar é, na verdade uma punição aplicadas aos fiéis, por cometerem certos delitos ou situações de pecados em que a religião não permite, determinadas peladireção da Igreja ou porque já está previsto em certo Código de Leis da própria Igreja. Não só a Igreja Católica Apostólica Romana aplica a es-comunhão, mas também o Judaísmo o faz.Um devoto que viola  as normas ou mandamentos do rabinato. é acusado é julgado por um Tribunal de rabinos ( bet din ).
A Igreja Católica Romana, tem suas normas estabelecidas pelo Código de Direito Canônico e Mandamentosda Lei de Deus.
O Código de Direito Canônico, prevê desde 1983, nove casos em que a pena de ex-comunhão deve ser aplicada:
1. Profanação das Sagradas Espécies, ( pào e vinho consagrados quando são profanados ),
2. Absolvição por um sacerdote cúmplice do pecado da carne,
3. Consagração de um Bispo sem um mandado pontifical,
4. Violação direta do segredo da Confição,
5.Apostasia,
6. Heresia,
7. Cisma,
8. Aborto.
No caso do aborto, se houver violação, a Igreja julga de acordo com a legislação ( cân. 1398: "Quem comete o abôrto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latea sententiae") Literalmente significa "de sentença dada" , não precisa ser imposta por nenhum juíz, já que o próprio código o prevê, é automática. Salvaguardar a vida inocente e trazê-laa um nível de humanidade, é preocupação urgente e diuturnamente de todos os cristãos firmes no amor de Cristo, não só dos dirigentes da Igreja.
O que é excomunhão ? A exclusão da comunhão da convivência social visível na Igreja, exclui o devoto de poder os Sacramentos. Entretanto se o pecador, diferentemente como muitos imaginam, a excomunhão não é definitiva, se mostrar arrependido e perante osacramento da Confissão for demonstrado esse arrependimento, poderá ele ser ingressado novamente na comunhão da Igreja.
Portanto a mentalidade popular que julga ser a excomunhão, uma direta condenação para o inferno, não tem a aprovação da Igreja. Ela no trabalho incansável de arrebanhar as ovelhas, principalmente as desgarradas, está aberta e disposta a conduzir os fiéis ao caminho da...
tracking img