Questionario sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alienação: Quando a consciência torna-se desconhecida a si própria ou a sua própria essência.
anomia: Estado de uma sociedade caracterizada pela desintegração das normas que regem a conduta doshomens e asseguram a ordem social
antinomia: Contradição entre duas leis, dois princípios.
capitalismo: Estatuto jurídico e regime econômico de uma sociedade humana caracterizada pelo grandedesenvolvimento dos meios de produção e sua operação por trabalhadores que não são proprietários dos mesmos.
classe social: Grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos,especialmente o econômico.
comunismo: é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedadecomum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.
controle social: Controle Social é a integração da sociedade com a administração publica, com a finalidade de solucionar problemas eas deficiências sociais com mais eficiência.
consciência coletiva: Conjunto cultural de ideias morais e normativas, a crença em que o mundo social existe até certo ponto à parte e externo à vidapsicológica do indivíduo.
cultura: Todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro dasociedade”.
cultura de massa: Total de ideias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal contendo o mainstream de uma dada cultura.desvio social:
estereótipos: Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas nasociedade.
estratificação social: Refere-se a um arranjo hierárquico entre os indivíduos em divisões de poder e riqueza em uma sociedade.
hábito: Regras sociais resultantes de uma prática reiterada de...
tracking img