Questionario sobre a psiocologia escolar

394 palavras 2 páginas
Psicologia Escolar

1) O que caracteriza a atuação do psicólogo educacional como um "educador" que participa, com outros, do processo educacional como um todo?

R: O psicólogo educacional primeiramente, relaciona seus conhecimentos específicos da psicologia com os conhecimentos educativos. Para isso é necessário conhecer os temas da educação e do funcionamento da escola, para que a partir deste conhecimento, desenvolva o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educador, buscando promover necessidades de reflexão, construção do conhecimento para assim garantir que ocorram as condições necessárias para que haja aprendizagem.

2)Quais as principais atividades desempenhadas pelos psicólogos educacionais ?

R: Os psicólogos educacionais desenvolvem atividades como o planejamento curricular, o treinamento de professores, orientação de alunos, organiza o espaço educacional e mantém contato com a família; todas essas atividades têm cunho preventivo, assim maximizando a probabilidade de que haja aprendizagem e os objetivos educacionais sejam atingidos.

3)Por que se pode afirmar que a atuação do psicólogo educacional, na maioria das vezes, tem caráter preventivo e tem como referência a coletividade de alunos?

R: Pois todas as atividades por ele desempenhadas buscam maximizar as probabilidades de que haja aprendizagem, não esperando que um problema ocorra para depois tratá-lo, mas atuando antes para evitar que tal problema ocorra. E tem sua referência na coletividade de alunos por não aplicar seu conhecimento somente neste ou naquele aluno, pois os aspectos utilizados para análise atingem a todos e não somente a indivíduos isolados.

4)O que caracteriza o trabalho do psicólogo que trabalha na escola seguindo o modelo clínico de atuação? Quais são suas atividades?

R: O modelo clínico é caracterizado pelas seguintes atividades: psicodiagnósticos, entrevistando alunos e suas

Relacionados