Questionario sobre cidadania no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido de “Cidadania no Brasil – o longo caminho” (José Murilo de Carvalho; Editora Civilização Brasileira)

Introdução: mapa da viagem

1) cite, explique e relacione os 3 direitos que compõe o conceito de “cidadania”? na Inglaterra, esses direitos sugiram numa ordem lógica?

R- Direito civil, político e social

• Direitos civil são os direitos fundamentais a vida,liberdade , a prosperidade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis de não ser condenado sem processo legal regular.
• Direitos políticos se refere a participação do cidadão nogoverno da sociedade. Seu exercício é limitada a uma parcela da população e consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas.
• Direito social garantem a participação na riqueza coletiva, inclui direito a educação, ao trabalho e ao salário justo á saúde e aposentadoria.

Na Inglaterra esses direitos surgiram em uma ordem cronológica e também lógica, foi com base no direitos civis e naliberdade civil que os Ingleses conquistaram o direito do voto e a participação no governo local.

2) Quais as duas diferenças importantes que encontramos na evolução da nossa cidadania em relação a outros países?

Nos outros países a cidadania surgiu por meio de lutas e conquistas da população.Já no Brasil um pais colonizado, a população se acostumou a receber os benefícios da cidadaniasem ter que lutar por isso, simplesmente aceitam as imposições dos governantes.

3) Relacione a formação dos estados-nação e a construção da cidadania dentro de uma perspectiva histórica e geográfica.

A maneira como se formaram os estados condiciona assim a construção da cidadania.
A relação entre eles é que existe um consenso de idéias que vivemos uma crise de estado-nação. Discorda-se daextensão, profundidade e rapidez do fenômeno, não de sua existência .

Capítulo 1 (1822-1930)

1) levante e comente os pontos que o autor acha relevante para a discussão da cidadania no Brasil colônia.

Segundo o autor do ponto de vista do progresso da cidadania , a única alteração importante neste período foi a abolição da escravatura em 1888. A passagem de um regime político paraoutro trouxe pouca mudança.Do ponto de vista político foi o movimento que põs fim a primeira republica em 1930.

2) Quais as atividades econômicas relevantes deste período? Relacione-as com a escravidão.

A atividade que melhor prestou a finalidade lucrativa foi a cana de açúcar mercadoria com crescente mercado na Europa. Essa produção tinha duas características importantes
exigiamuito capital e mão de obra. A primeira foi responsável pela grande desigualdade que logo se estabeleceu entre os senhores de engenhos e outros habitantes. A segunda pela escravidão dos Africanos com a escravidão os custo com a mão de obra eram praticamente nulos . Produtos como Tabaco se juntaram depois.


3) Na sociedade escravocrata e latifundiária, eram os negros, homens livres e senhoresde engenho, “cidadãos”?

Não os escravos não eram considerados cidadãos não tinham os direitos civis básicos a integridade física, (podiam ser espancados) a liberdade, e em casos extremos a própria vida , já que a lei os consideravam propriedades do senhor, equiparados a animais.
Aqueles que eram considerados cidadão eram os senhores de engenho, pois eram livre, podiam votar . Eramconsiderados” Homens Bons”.

4) Por que ainda nesta época inexistia um poder público no país?

Porque a autoridade máxima eram os chamados capitais –mores da melicias , que usavam de meios truculentos para alcanças seus objetivos, tudo era base da conveniência entre o poder do estado e o poder privado.

5) Caracterize as seguintes manifestações cívicas do Brasil colônia: a) Inconfidência mineira...
tracking img