Questionario sistema operacional pt2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
26. Quais as diferenças entre a memória principal e a memória secundária?
A memória principal é um dispositivo de armazenamento, onde são armazenados instruçõese dados utilizados pelo processador durante a execução de programas, exemplo Memoria RAM. Amemória secundária é um dispositivo com maior capacidade de armazenamento, porém com menor velocidade de acesso aos seus dados armazenados, exemploo HD.
27. Diferencie as funções básicas dos dispositivos de E/S.
Os dispositivos de E/S podem ser divididos em duas categorias: os que são utilizados comomemória secundária e os que servem para a interface usuário-máquina. Os dispositivos utilizadoscomo memória secundária caracterizam-se por ter capacidade de armazenamento bastante superior ao da memória principal. Seu custo é relativamentebaixo, porém o tempo de acesso à memóriasecundária é bem superior ao da memória principal. Outros dispositivos têm como finalidade acomunicação usuário-máquina, como teclados, monitores de vídeo, impressoras entre outros.
28. Caracterize os barramentos processador-memória, E/S e backplane.
Os barramentos Processador-Memória são de curta extensão e alta velocidade para que sejaotimizada atransferência de informação entre processadores e memórias. Os barramentos de E/Spossuem maior extensão, são mais lentos e permitem a conexão de diferentes dispositivos.Enquanto o barramento de backplane tem a função de integrar os dois barramentos.
29. Como a técnica de pipelining melhora o desempenho dos sistemas computacionais?
Deixando que o processador execute múltiplas instruções paralelamente emníveisdiferentes.
30. Compare as arquiteturas de processadores RISC e CISC.
A arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer), é uma linha de arquitetura decomputadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levamaproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dosmicroprocessadores modernos são RISCs. O tipo de microprocessador mais utilizado emDesktops,é mais CISC do que RISC. As caraterísticas da arquitetura RISC são: conjunto reduzido e simplesde instruções; formatos simples e regulares de instruções; operandos sempre em registros; modossimples de endereçamento à memória; uma operação elementar por ciclo máquina e o uso dopipeline. Já o CISC (Complex Instruction Set Computer) é uma linha de arquitetura deprocessadores capaz deexecutar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim,extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel. Osprocessadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm umamicroprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador,permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las,utilizando as instruções contidasna sua microprogramação.
31. Conceitue a técnica de benchmark e como é sua realização.
O Benchmark permite uma análise de desempenho comparativa entre sistemascomputacionais. Neste método, um conjunto de programas é executado em cada sistema avaliado eo tempo de execução comparado. A escolha dos programas deve ser criteriosa para refletir osdiferentes tipos de aplicação.32. Por que o código-objeto gerado pelo tradutor ainda não pode ser executado?
Pois ele fica esperando por alguma sub-rotinas externas, pois o tradutor não tem podeassociar o programa principal às sub-rotinas chamadas. Esta função é desempenhada através dolinker.
33. Por que a execução de programas interpretados é mais lenta que a de programas compilados?
Como não existe a geração de um códigoexecutável, as instruções de um programa devem
 
ser traduzidas toda vez que este for executado. Um exemplo e o java que passa pela VM antes deser executada pois antes tem que ser interpretada e compilada.
34. Quais as funções do linker?
Seu papel e de resolver todas as referências simbólicas existentes entre os módulos de umprograma e reservar memória para sua execução.
35. Qual a...
tracking img