Questionario Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Turma de Redes
Aluno: Pedro Henrique da Silva Leite
Matrícula: 140010045
Prof.: Willian Rodrigues

Brasília, 07 de março de 2015.

QUESTIONÁRIO DE VERIFICAÇÃO NÚMERO 04
Capítulo 01

1. Cite um código de representação de caracteres e explique como funciona. Como a letra s minúscula é representada nesse código?
R.: Código Morse. A letra S minúscula é representado por três pontos ( . . .)
2.Explique a arquitetura em barramento de conexão de computadores em redes locais.
R.: Arquitetura em barramento é a base das redes locais Ethernet, as quais usavam, inicialmente, cabo coaxial para interligar os computadores. A transmissão dos dados é controlada pelo protocolo CSMA/CD, que monitora o fluxo dos dados no barramento.
3. Cite três meios de comunicação de dados
R.: Fios de cobre, fibrasóticas e irradiação eletromagnética (ondas de rádio).
4. Cite duas organizações geradoras de padrões para comunicação de dados.
R.: ISO e CCITT/ITU
5. Explique a diferença entre um sinal digital e um sinal analógico.
R.: Sinal analógico tem a forma de uma onda senoidal e suas variações e o Sinal digital possui variações súbitas e formato bem definido, ela se altera facilmente ao longo da transmissão alongas distâncias em virtude de perdas e ruídos.
6. Defina modulação e demodulação de sinais. Cite três formas de modulação
R.: Modulação é o transporte dos sinais elétricos digitais, que representam os dados codificados em bits 0 e 1, e são colocados os dados em uma onda analógica chamada portadora, a qual transporta os dados por meio de transmissão. Demodulação é o processo que nos permitereverter o processo da modulação, também chamado de detecção, envolve dispositivos eletrônicos, chamados modems, encarregados de detectar a onda portadora modulada e extrair dela o sinal modulante. Tipos de modulação: Modulação em Amplitude ou simplesmente AM, Modulação em Fase (ou PM - Phase Modulation) e Modulação em freqüência (FM).
7. O que faz o modem? Explique e desenhe a conexão de doisroteadores distantes utilizando modens e, como meio físico de transmissão, um link de rádio.
R.: O modem consegue entender as informações recebidas pela linha telefônica ou pelo cabo de TV a cabo e as envia para um computador ou roteador através do cabo de rede. E da mesma forma, tudo que é recebido pelo cabo de rede é transmitido pela linha telefônica de volta para a companhia telefônica (provedor deinternet).


Link de Rádio:

QUESTIONÁRIO DE VERIFICAÇÃO NÚMERO 04
Capítulo 03
1. Descreva as principais características da arquitetura TCP/IP.
R.: - Protocolos abertos e disponíveis livremente, independentes do Hardware, Sistemas Operativos ou Fabricantes.
- Protocolos suportados, praticamente por todos os fabricantes (faz com que seja a mais usada atualmente). 
- Arquitetura independente dasparticularidades físicas das redes permitindo a integração e compatibilização de um grande conjunto de tecnologias de rede. 
- Possui um esquema de endereçamento universal, identificando uni vocalmente cada máquina e permitindo um encaminhamento simples e eficaz. 
- Possui um esquema de nomeação hierárquico, que permite bases de dados de nomes de pequena dimensão, que estão associados a nomes geridosautomaticamente. 
- Os Protocolos de Aplicação são orientados a funcionalidades concretas e úteis para os utilizadores. 
2. O que são ports no protocolo TCP e qual a sua função?
R.: O uso do conceito de portas, permite que vários programas estejam em funcionamento, ao mesmo tempo, no mesmo computador, trocando informações com um ou mais serviços/servidores. O lado do servidor de cada programa queusa portas TCP escuta as mensagens que chegam no seu número de porta conhecido. Todos os números de porta de servidor TCP menores que 1.024 (e alguns números mais altos) são reservados e registrados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA, autoridade de números atribuídos da Internet). Por exemplo, o serviço HTTP (servidor Web), instalado em um servidor, fica sempre “escutando” os pacotes...
tracking img