Questionario loureiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO



Bibliografia:


LOUREIRO, M.A.S. EVOLUÇÃO DA CASA PAULISTANA E ARQUITETURA DE RAMOS DE AZEVEDO. São Paulo: Voz do Oeste, 1981.



PÁGINA 14


1. Como eram as casaspiratininganas nos primeiros séculos? Quem começou a construí-las?
R: Eram de taipa, construídas com paus roliços ou taquara –jatevoca, cobertas de sape ou palha aguarirana. Começaram a serconstruídas pelos jesuítas e depois por Afonso Bras que não se contentou que essas construções fossem destinadas apenas aos padres.

2. Quem foi considerado o primeiro “arquiteto” de São Paulo? Por quê?R: Afonso Bras, por sua mão fizeram muitas casas e igrejas ele procurou dar certo alinhamento e mais prumo para as construções destinadas aos índios e jesuítas.

Página 15

3. Em 1575Cristóvão Gonçalves iniciou a produção de telhas, e em 1610 há registros sobre a produção de tijolos. Por que, no entanto, as casas de taipa continuaram a ser o tipo de construção predominante?
R: Porque acasa de taipa de pilão era uma forma mais econômica de construção, pois era usado mão de obra escrava para sua construção.

Página 16

4. Por que não se utilizavam pedras nas construções, seelas eram abundantes?
R: porque apesar de sua abundancia não havia operários para sua extração com dificuldade de transporte e a falta de Mao de obra qualificada para sua montagem.

Página 205. Descreva a fisionomia arquitetônica das casas coloniais e das construções.
R: As casas coloniais eram de formas retangulares e compactas e telhado de quatro águas podendo ser usado de duas águaspara construções menores, nas grandes construções devido a declividade do telhado o seu pé direito era alto aproveitando os espaços em sótãos, as paredes eram pintadas de cal entre “Tapatinga” (calmoído). Sua sapata era em pedra e o piso da sala e dos serviços são de terra socada, os assoalhos eram usados nos quartos.

Página 21

6. Por que as casas paulistanas eram vistas como “sem...
tracking img