Questionario empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário Empreendedorismo

1- (0,19) A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, ela definiu que as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde,de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com oseu planejamento, passa pela organização dos recursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados
para que se possa promover alguma ação corretiva no planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegas alguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.

R: Em uma Assessoria Contábil eAdministrativa foi feita uma ação corretiva, pois por falta de controle de entrada e saída de material e serviços prestados, que por sua vez são dados primordiais, foi notada uma diferença de 9% de seu rendimento mensal. O contador por sua vez decidiu estipular e agregar um sistema informatizado para o controle e fluxo desses dados, que seria apresentado e ensinado para o novo funcionário e responsável pelosistema, e a todos os funcionários, de como proceder e utilizar o novo programa. E com o novo sistema, ao ser fechado o mês seguinte foi notado que alem de ter dado certo, todos os trabalhos fornecidos pela empresa, notou-se também uma generosa agilidade na entrega e compra de serviços, trazendo uma maior rentabilidade para o escritório e o contador.
2- (0,19) Existe certa confusão entre ostermos empreendedor e empresário . Dizse que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte à sua resposta.

R: De um modo geral, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.Numa visão maissimplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões, e acima de tudo, é um realizador que produz novas idéias através da congruência entre criatividade e imaginação. O empreendedor nãoprecisa abrir seu próprio negocio. Ele pode participar do negócio de outras pessoas, mas de uma forma pró-ativa e, antes de tudo, deve sentir-se realizado por assim proceder.

3- (0,19) Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a
conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não,justificando a resposta.
R: O ambiente externo deve orientar o planejamento para o processo de tomada de decisões adequado, conforme as necessidades e expectativas da organização. Em outras palavras, é ele que indica as prováveis oportunidades que a empresa pode aproveitar para alavancar seu crescimento. Por outro lado, se a organização não estiver preparada(internamente) para as oportunidades queaparecerem, será inútil a identificação da oportunidade. Por outro lado, mudanças de cenário devem levar a reflexões sobre necessidades de revisões das estratégias e dos planos de ação. Conclusão: se oportunidades encontrarem a empresa preparada, teremos sucesso, mas se as ameaças a encontrarem despreparada, ela pode encontrar dias muito difíceis.

4- (0,19) Ao surgir a ideia de se criar um PN,algumas questões devem ser
respondidas a priori para se evitar perder o foco durante os trabalhos. Quais seriam essas questões?

R: Três questões devem ser respondidas antes de se iniciar a elaboração do PN. É importante que o empreendedor tenha certeza do negócio em que pretende entrar. Principalmente no que tange a novos modelos de negócio ligados à internet. Pode haver confusão, por exemplo,...
tracking img