Questionario de soteriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacharelado em Teologia

Questões propostas de Soteriologia

1. COMO SE VERIFICA A IMPORTÂNCIA DA REGENERAÇÃO?

R: Determina a linha de separação entre a vida eterna e a morte eterna, entre a filiação eterna e a separação eterna

2. QUAIS AS DUAS COUSAS COM QUE DEVEMOS EVITAR CONFUNDIR A REGENERAÇÃO? DISCORRA SOBRE AMBAS.

R: Batismo e Reforma. O batismo simboliza a regeneração,mas não a produz, o batismo tem uma significação moral e espiritual. Não é uma reforma, pois a reforma é da carne, parte da vontade do homem e a regeneração, não.

3. DÊ A QUÁDRUPLA DESIGNAÇÃO POSITIVA DA REGENERAÇÃO, CITANDO UMA PASSAGEM PARA CADA ASPECTO.

R: 1ª uma geração espiritual. 1 João 3:9 - Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanecenele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.
2ª Uma revivificação espiritual. Efésios 2: 1,5,6 - Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,.... estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus.....3ªuma trasladação espiritual. Colossenses 1:13 - e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
4ªUma criação espiritual. Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

4. EM QUE CONSISTE A NECESSIDADE DA REGENERAÇÃO?

R: A necessidade de regeneração esta presa afalta de vida e natureza espirituais no homem e a sua incapacidade de mudar sua esfera de vida. È necessário uma reconciliação com Deus, uma mudança radical no seu modo de vida permitindo que o reino de Deus desça e o transforme para poder viver a eternidade.

5. COMO É REALIZADA A REGENERAÇÃO?

R: pelo lado divino: os homens nascem de novo quando gerados por Deus. Há uma operação do poderdivino.
Pelo lado humano: a palavra escrita é recebida e crida. A palavra viva é crida e recebida.
A regeneração, uma obra divina, é operada por um agente divino; mas tem também seu aspecto humano, sendo acompanhada por requisitos humanos.

6. QUAIS SÃO OS RESULTADOS DA REGENERAÇÃO?

R: Os resultados da regeneração são os frutos de uma vida renovada e expressam a vida de cristo operantenos homens.
Mudança radical na vida e na experiência, filiação a Deus, habitação do espírito santo, libertação da esfera e escravidão da carne, uma fé viva em Cristo, vitória sobre o mundo, cessação de pecado como prática de vida, estabelecimento na justiça como pratica da vida e amor cristão.
Os resultados da regeneração são a um tempo reais e revolucionários, atingindo a vida e a natureza, ocaráter e a conduta.

7. COMO SE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO?

R: 1º Nos ministérios primitivos do novo testamento 2º Na comissão de cristo após sua ressurreição 3º nos ministérios posteriores do novo testamento 4º na expressão do desejo e da vontade de Deus para com todos os homens 5º seu papel na salvação do homem.
A importância do arrependimento verifica-se pelo lugar queocupa e pela ênfase que lhe é dada, na revelação divina

8. DEFINA O ARREPENDIMENTO NO TOCANTE AOS TRÊS ELEMENTOS DE PERSONALIDADE.

R: O arrependimento pode ser definido como mudança de pensamento para com o pecado e para com a vontade de Deus, o que conduz a uma transformação de sentimento e de propósito a seu respeito.

9. DISCORRA SOBRE OS DOIS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NOARREPENDIMENTO TOCANTE ÀS EMOÇÕES.

R: Ódio ao pecado. O pecador arrependido odeia o pecado, esse é um dos fatores essenciais do arrependimento, o ódio ao pecado se encontra entre os impulsos primários da regeneração. O pecado é aquela coisa abominável que Deus aborrece e odeia, e torna-se o objeto do ódio do pecador arrependido.
Tristeza por causa do pecado. Isso acompanha o ódio ao pecado. Aquele que...
tracking img